Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça expande rede de fibra ótica para unidades da Capital e Interior

Ouvir: Tribunal de Justiça expande rede de fibra ótica para unidades da Capital e Interior

Com o objetivo de tornar o processo eletrônico mais célere, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está implementando a rede de fibra ótica nas unidades judiciárias do Estado. A iniciativa vai ampliar e modernizar o serviço de transmissão de dados, imagens e voz através de links de comunicação do Cinturão Digital do Ceará. Ao todo, serão 34 links na Capital, 16 na Região Metropolitana e 186 no Interior.

Em Fortaleza, 100% das unidades migraram para o Cinturão Digital. Na Região Metropolitana, 90% já estão conectadas. No Interior, 75 links foram instalados. Devido à situação da pandemia do novo coronavírus, os trabalhos estão sendo executados com menor velocidade, por conta da mão de obra ser exclusivamente presencial. O Tribunal está estudando alternativas para dar maior rapidez a ampliação dos serviços de implementação.

As ações de implantação da nova tecnologia tiveram início em agosto de 2019. Na ocasião, o presidente do TJCE, desembargador Washington Araújo, assinou contrato com a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), responsável pela prestação de serviços para órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. “Além de garantir maior celeridade ao andamento dos processos, a rede de fibra ótica também irá impactar positivamente nas ações de videoconferência, facilitando o trabalho de magistrados e servidores e beneficiando a população, que terá suas demandas atendidas com mais rapidez”, destacou o chefe do Judiciário.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO
A Secretaria de Tecnologia da Informação do TJCE (Setin) emite uma ordem de serviço relacionando as unidades judiciárias, para que a empresa Etice inicie os lançamentos das fibras óticas, via aérea ou subterrânea, até os prédios das referidas unidades. Após a conclusão da implementação, é dado início ao processo de ativação dos links do Cinturão Digital. Com a conexão estabelecida, a unidade passa a estar conectada ao TJCE, podendo então ter acesso aos sistemas judiciais e administrativos do Judiciário cearense. A conexão é feita por meio da Rede Virtual Privada (VPN). O Cinturão Digital é uma iniciativa do Governo do Ceará, executada pela Etice, para prover internet de alta velocidade com qualidade, chegando aos lugares mais remotos, com preço acessível a todos.

MAIS VANTAGENS
Além de proporcionar maior celeridade e modernidade aos serviços judiciais, a fibra ótica também aumenta a capacidade de transmissão de dados, imagens e voz, menor degradação de sinal, melhor qualidade de acesso aos sistemas, além de imunidade a interferências eletromagnéticas.