
1ª Vara de Canindé consegue êxito de mais de 68% na resolução de processos por meio da conciliação
- 762 Visualizações
- 29-09-2011
A 1ª Vara da Comarca de Canindé, distante 120 km de Fortaleza, vem adotando a prática da conciliação para resolver ações judiciais por meio do acordo. De janeiro a setembro deste ano, a unidade judiciária realizou 48 audiências, resultando em 33 acordos, atingindo êxito de 68,75%.
O Dia da Conciliação, que ocorre na última quarta-feira de cada mês, foi determinado, em 2007, pelo juiz Antônio Josimar Almeida Alves, titular da Vara. As sessões envolvem processos de alimentos, divórcio e execuções, inclusive fiscais, entre outros.
Segundo o magistrado, a conciliação traz diversos benefícios ao Poder Judiciário e às partes. ?As providências necessárias para a sua implementação são simples, desburocratizadas, ágeis, livres de altos custos e estruturas onerosas?.
NÚCLEO DE APOIO JURISDICIONAL
A Diretoria do Fórum de Canindé criou o Núcleo de Apoio Jurisdicional para realizar conciliação pré-processual, ou seja, tentar solucionar os casos antes que sejam protocolados. Nesse método, o próprio interessado busca resolver o conflito com o auxílio das assistentes sociais do Núcleo.