Conteúdo da Notícia

Servidores querem garantias de novos concursos

Ouvir: Servidores querem garantias de novos concursos

07.01.2011 Economia
Depois de anunciar um corte de 20% no valor gasto com terceirizados no serviço público, o Governo do Estado já desenvolveu também uma medida para que o prejuízo com o corte dos terceirizados não seja tão grande. O governador Cid Gomes anunciou via Internet que os servidores que optarem por aumentar sua carga horária de seis para oito horas receberão aumento de 33% em seus salários.
A medida, no entanto, não é suficiente para que a população não seja prejudicada com o corte dos terceirizados, segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Ceará (Mova-se), José Airton Lucena Filho. É necessária a realização de concursos públicos para a contratação de servidores efetivos.
?O que resolve nosso problema é a redução dos terceirizados e realização de concurso público. Para cortar esse número, nós teremos uma carência de serviço público grande?, defendeu.
Lucena destacou que sem a colocação de efetivos no lugar dos terceirizados, os funcionários temporários podem ser contratados posteriormente. ?O concurso evita que esses 20% cortados voltem amanhã?, justificou. Além disso, segundo ele, a média de idade em algumas secretarias é muito alta, em torno dos 57 anos.
População prejudicada
A população pode sofrer os prejuízos do corte nos terceirizados. Segundo uma professora terceirizada que preferiu não se identificar, o corte precisa ser pensado e aprovado dentro dos limites dos parâmetros da qualidade dos serviços oferecidos. ?O prejuízo já começa pelo pessoal que vai ser dispensado. Além disso, os 20% exercem funções necessárias dentro das secretarias. Quem vai substituí-los, então??, indagou. Ela destacou que haverá sobrecarga de trabalho para os que ficarem. ?Toda sobrecarga gera trabalho a mais e isso pode sim prejudicar aqueles que dependem dos serviços oferecidos?, completou.
As Secretarias de Planejamento (Seplag) e da Fazenda (Sefaz) foram procuradas. Até o fechamento dessa edição não obtivemos retorno.
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
Em algumas secretarias, os servidores já trabalham mais que as seis horas especificadas. Alguns já atuam nas oito horas diárias e recebem gratificações. Com a resolução, as gratificações serão incorporadas ao salário.
SAIBA MAIS
Novos funcionários
O Estado anunciou que cortará 20% do orçamento destinado a terceirizados para conseguir alcançar a meta de cortar R$ 500 milhões em custeio da máquina pública em 2011.
O governador Cid Gomes citou um reajuste de 33% para os servidores que aumentarem sua carga horária de seis para oito horas para tentar suprir a demanda das secretarias. O impacto deve chegar a uma média de R$ 80 milhões.
Os servidores querem concursos, mas segundo a assessoria de imprensa do governador, ainda não é possível definir se serão feitos concursos para suprir a demanda. Segundo os assessores, inicialmente os secretários vão definir os terceirizados que serão cortados e só depois vão ser definidas as providências.
Teresa Fernandes
teresafernandes@opovo.com.br