Conteúdo da Notícia

Exemplos de vidas transformadas após pena judicial são apresentados no “Judiciário em Evidência”

Exemplos de vidas transformadas após pena judicial são apresentados no “Judiciário em Evidência”

Ouvir: Exemplos de vidas transformadas após pena judicial são apresentados no “Judiciário em Evidência”

O “Judiciário em Evidência” apresenta como é possível transformar a história de pessoas que terminaram ou estão em fase de cumprimento da pena. A reportagem buscou quem não se incomoda em mostrar o rosto para provar que a reintegração à sociedade existe e precisa do apoio de todos.
O Marcos Farias, o Hebert Barbosa, a Fátima Almeida, o Carlos Barbosa, a Rosângela Lima, o Thaynan Sena, a Cláudia Silva e o Fábio Maltos são exemplos do sucesso da ressocialização na Capital e no Interior. A participação deles se dá por meio do mercado de trabalho, estudo formal, autoconhecimento, da reflexão e educação profissionalizante.
A maioria das ações faz parte do “Programa Um Novo Tempo”, que reúne os projetos “Justiça de Portas Abertas”, “Aprendizes da Liberdade”, “Reconstruir”, “Bem-Me-Quero”, “Transformar”, “Fábrica Escola”, “Cozinha Mágica” e “Semear”. As iniciativas são do Judiciário e têm a parceria do Governo do Estado, de outros órgãos públicos e empresas privadas.
A produção mostrará mudança de vida. O Marcos Farias, contratado pela Defensoria Pública do Estado, e o Hebert Barbosa, funcionário da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), ligada ao TJCE, conseguiram as vagas por meio do “Justiça de Portas Abertas”, que oferece possibilidade de atuação profissional para quem cumpre pena no regime semiaberto.
Já a Fátima Almeida, que concluiu curso na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e atua no Fórum Clóvis Beviláqua, recebeu a oportunidade do “Aprendizes da Liberdade”, voltado a substituir o sistema prisional pela educação formal e profissional. Enquanto isso, o Carlos Barbosa garantiu emprego por meio do “Reconstruir”, parceria com as empresas da construção civil.
Além deles, têm a Rosângela Lima, participante do “Bem-Me-Quero”, que tem a finalidade de aumentar a autoestima das pessoas; o Thaynan Sena, contemplado com o “Transformar”, ligado à Justiça Restaurativa; e a Cláudia Silva, do “Cozinha Mágica”. Há também outras ações em Fortaleza e no Interior do Ceará, como o Fábio Maltos, beneficiado com educação em Guaraciaba do Norte, no Interior do Ceará.
Para assistir a todos esses exemplos de superação, o “Judiciário em Evidência” está no site do Tribunal de Justiça e no canal do TJCE no YouTube. Fique ligado também na telinha. O programa é exibido em quatro emissoras de TV. Veja abaixo os dias, horários e canais.
ONDE ASSISTIR
Segunda-feira
TV Fortaleza – 14h30 (canal 61.4 aberto). Reprises na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h)
Terça-feira
TV O Povo – 20h (canais 23 da Multiplay e 24 da NET)
Sábado
TV Ceará (TVC) – 14h (canal 5.1 aberto)
TV Assembleia – 18h30 (canal 31.1 aberto)