Conteúdo da Notícia

TJCE instala Comitê Local do “Tempo de Justiça” para monitorar crimes de homicídio em Sobral

TJCE instala Comitê Local do “Tempo de Justiça” para monitorar crimes de homicídio em Sobral

Ouvir: TJCE instala Comitê Local do “Tempo de Justiça” para monitorar crimes de homicídio em Sobral

A Comarca de Sobral, localizada na Região Norte do Estado, passou a integrar o Programa “Tempo de Justiça”, que busca reduzir o tempo de julgamento de processos referentes a crimes de homicídio com autoria esclarecida por meio de práticas de gestão e monitoramento e utilizando-se de ferramenta eletrônica que acompanha as fases processuais (investigação, denúncia, instrução e julgamento). A finalidade é que todos os órgãos responsáveis atuem em conjunto para que os casos sejam finalizados no prazo médio de até um ano.
A instalação do Comitê Local em Sobral ocorreu na sexta-feira (17/08), durante a primeira reunião de trabalho da equipe naquela Comarca. A sessão foi presidida pela desembargadora Francisca Adelineide Viana, representante do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) no Comitê de Governança do Programa na Capital.
A magistrada destacou a importância da iniciativa, especialmente por integrar as ações do “Pacto por um Ceará Pacífico”, esforço entre órgãos públicos e entidades privadas para diminuir os índices de criminalidade e disseminar a cultura de paz na sociedade. Ela ressaltou os avanços do “Tempo de Justiça” na Comarca de Fortaleza, onde já existe desde 2017, e a qualidade do sistema de informática desenvolvido pela equipe da Vice-Governadoria, que tem fornecido informação segura e precisa ao Comitê criado para monitorar os processos.
RESPOSTA À SOCIEDADE
Durante a reunião, a vice-governadora Izolda Cela afirmou que o esforço contribui para aumentar as respostas do poder público aos casos de crimes dolosos contra a vida. O promotor de Justiça Manuel Pinheiro de Freitas, representante do Ministério Público no Comitê de Governança Estadual, expôs as razões que justificam a necessidade de uma resposta mais célere aos casos de homicídios. Já a defensora pública Patrícia de Sá Leitão, representante da Defensoria no Comitê Estadual, declarou que a instituição também se compromete em criar as melhores condições para o funcionamento do Comitê Local.
Também participaram da reunião os juízes Janayna Marques de Oliveira e Silva (diretora do Fórum de Sobral) e Antônio Edilberto Oliveira Lima (auxiliar na Comarca); o promotor de Justiça Hugo da Costa Filho (7ª Promotoria); o prefeito Ivo Gomes; o delegado de Polícia Civil Paulo Vicente Ribeiro de Castro (titular do Núcleo de Homicídios); o secretário-chefe de Gabinete da Vice-Governadoria, Fernando Oliveira; e o gestor de Tecnologia da Informação da Vice-Governadoria, Catulo Hansen.
FORTALEZA
O Comitê de Governança apresentou dados, relativos a Fortaleza, revelando que, em 2015, o tempo médio de tramitação de um processo de homicídio com autoria conhecida, era de 638 dias. Em 2017, caiu para 278 dias, 56% de redução. Além disso, de 2015 para 2017, teve diminuição de 27% do acervo das cinco Varas do Júri, passando de 4.256 ações para 3.103.
COMITÊ LOCAL EM SOBRAL
Em Sobral, o projeto deverá obedecer ao modelo da Capital, com reuniões mensais para avaliação dos resultados e eventuais ajustes para atingir as metas estabelecidas, abrangendo delitos cometidos a partir de 1º de janeiro de 2019. A coordenação do Comitê será do juiz Francisco Anastácio Cavalcante Neto, titular da 1ª Vara Criminal. Também fazem parte o promotor de Justiça Erick Alves Pessoa, o defensor público Francisco Edilson Loiola Filho e o delegado de Polícia Civil Paulo Vicente Ribeiro de Castro.