Conteúdo da Notícia

Webinário debaterá prevenção e combate à violência digital contra meninas e mulheres

Ouvir: Webinário debaterá prevenção e combate à violência digital contra meninas e mulheres

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá, nesta quarta-feira (26/11), das 9h às 13h, o webinário “Prevenção e Combate à Violência Digital contra Meninas e Mulheres”. A iniciativa integra a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, realizada anualmente pelo CNJ entre 20 de novembro e 10 de dezembro.

Neste ano, o tema central é “Virtual também é Real”, reforçando a importância de enfrentar as agressões que ocorrem no ambiente digital. O evento reunirá representantes de diversos setores da sociedade para ampliar o debate sobre as diferentes formas de violência online que atingem meninas e mulheres, seus impactos e as medidas necessárias para prevenção e enfrentamento.

A abertura do evento contará com a participação do presidente do CNJ, ministro Edson Fachin; da conselheira do CNJ, Renata Gil; e da juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Suzana Massako Hirama Loreto de Oliveira.

A programação prevê três mesas de debates. A primeira, com o tema “Violência Digital: O Impacto na Vida de Meninas e Mulheres e as Medidas Preventivas Necessárias”, terá como convidadas a ministra substituta e membra da comissão de igualdade racial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo; a representante adjunta do escritório de ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Quirino; a diretora de projetos especiais da Safernet Brasil, Juliana Cunha; e a diretora de políticas públicas da Meta, Kaliana Kalache. A mediadora será a juíza auxiliar da Presidência do CNJ, Keity Mara Ferreira de Souza e Saboya.

A segunda mesa “Desafios e Avanços no Enfrentamento da Violência Digital: O Papel Complementar dos Operadores do Sistema de Justiça” terá a participação do delegado da Polícia Federal, Valdemar Latance Neto, coordenador-geral de Combate a Crimes Cibernéticos da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCIBER/PF); da procuradora regional da República na 2ª Região, Neide Cardoso de Oliveira, coordenadora adjunta do Grupo de Atuação Especial sobre Criminalidade Cibernética e Crimes mediante o uso das Tecnologias da Informação do Ministério Público Federal; e da desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Luciane Bertoleto. O mediador será o juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Daniel Avelar.

Na terceira e última mesa de debate, “Cidadania Digital: Promovendo a Igualdade de Gênero e a Proteção Online para Meninas e Mulheres”, estarão: a juíza da Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Vanessa Cavalieri,  a professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Jóice Graciele Nielsson; e a desembargadora Priscilla Plachá Sá (TJPR). A mediação será do juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Hugo Gomes Zaher. 

Confira a programação do evento AQUI.

SERVIÇO

Evento: Webinário “Prevenção e Combate à Violência Digital contra Meninas e Mulheres”
Data: 26 de novembro
Horário: 9h às 13h
Transmissão: Canal do CNJ no YouTube 
Inscrições: via formulário eletrônico 

 

Com informações do CNJ.

Agenda2030