Unidade móvel vai aos bairros de Fortaleza
- 912 Visualizações
- 18-05-2009
18.05.09
Política Pág.04
Tem sido relativamente grande a movimentação nos cartórios eleitorais de Fortaleza, nos últimos dias, mesmo com deslocamento para os diversos bairros da cidade da unidade móvel do Tribunal Regional Eleitoral, para o atendimento do fortalezense mais próximo de suas casas. Na última semana, o atendimento nos bairros foi feito na Cidade 2000
Nos cartórios eleitorais de Fortaleza, concentrados na Praia de Iracema, o alistamento é o serviço mais procurado. Em seguida, estão a regularização do eleitor e as transferências. A central de atendimento recebe uma média de 300 pessoas por dia. ´Mas ainda é pouco´, como informa o chefe da central, Emídio Santos. ´Nós precisamos que as pessoas nos procurem´, ressalta. De acordo com Santos, ainda há muita irregularidade da situação eleitoral da população do Estado. No Ceará, existem 17.825 títulos cancelados. Em Fortaleza, esse número soma 7.209. Apenas 3% dessas pessoas procuram a Justiça Eleitoral para regularizar suas situações.
Segundo o chefe da central, as unidades móveis estão aí para colaborar com o aumento no número de serviços do TRE. No último mês de abril, a unidade atendeu 2.962 eleitores, segundo levantamento dos cartórios eleitorais de Fortaleza. ´Inclusive, as unidades desafogam a central de atendimento´, destaca. Algumas melhorias foram feitas na central para facilitar o atendimento à população. Foi criada, por exemplo, uma recepção de triagem para informar às pessoas os documentos necessários para os serviços de alistamento, transferência ou regularização.
Alunos
Além disso, o Tribunal procura fazer um trabalho de conscientização de jovens nas escolas, já que são os futuros eleitores. Os funcionários do TRE visitam as unidades escolares para prestar esclarecimentos aos alunos sobre seus direitos e a importância do voto. O atendimento na central é de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Nos bairros, o atendimento também é durante praticamente o dia todo. Segundo o chefe do cartório, para divulgar o trabalho realizado pelo Tribunal nos bairros são fixados cartazes em locais públicos para que a população tome conhecimento do local exato da unidade móvel.