TV Justiça produz documentários no Ceará
- 1104 Visualizações
- 23-04-2009
A TV Justiça está no Ceará para produzir dois documentários sobre projetos bem-sucedidos nas cidades de Pacoti, Guaramiranga e Russas. As produções serão exibidas pelo programa “Brasil.Jus” que mostra experiências desenvolvidas no âmbito do Judiciário em beneficio da comunidade e que são exemplos para outros juízes do país.
A juíza diretora do fórum da comarca de Pacoti, Maria Teresa Farias Frota, através da Associação Cultural e Educacional Bloco Beleza, tem beneficiado 74 crianças carentes dos municípios de Pacoti e Guaramiranga(foto). Com fundos extraídos de multas aplicadas em transações penais do Juizado Especial Criminal, as crianças são mantidas em escolas particulares, onde dispõem de material escolar, fardamento e reforço. Além disso, é dada assistência às famílias mais carentes.
A alfabetização na idade certa é o principal objetivo deste projeto, um vez que segundo seu idealizador, Alber Castelo Branco, promotor da Comarca de Pacoti, se a criança não for alfabetizada na idade certa, o aprendizado fica comprometido. O projeto Bloco Beleza é uma entidade sem fins lucrativos surgido no Carnaval de 2005 visando resgatar a cultura do carnaval da saudade.
Já o Projeto na cidade Russas é acompanhado pela juíza Valéria Carneiro Barroso, através da Casa Mediação Comunitária. A Casa foi fundada em 2005 e já conta com sede própria e tem apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS). A mediação é uma técnica de solução de conflitos através do diálogo. Vários conflitos já foram solucionados pelo projeto sem a necessidade de intervenção de um processo jurídico. A iniciativa ganhou o prêmio Innovare do Supremo Tribunal Federal.
O programa Brasil.Jus é exibido na TV Justiça às segundas-feiras (20h30); às quintas-feiras, (13h30); às sextas-feiras (12h30 e 22h30), e no domingo, à meia-noite.