Conteúdo da Notícia

Tribunal divulga as iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Práticas

Tribunal divulga as iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Práticas

Ouvir: Tribunal divulga as iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Práticas

A Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) divulgou, nessa quarta-feira (10/06), as iniciativas vencedoras do Prêmio Melhores Práticas de Gestão de 2014. A votação ocorreu de 27 de maio a 3 de junho e foi aberta a servidores e magistrados.

Em primeiro lugar, ficou a “Criação do Portal de Acompanhamento dos Indicadores da GAM”, dos servidores Rafael Garcia Barbosa e Davi Tavares da Costa, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin). A iniciativa trata da criação de portal único para cadastramento de indicadores e metas da Gratificação por Alcance de Metas Estratégicas (GAM) relativas à Setin.

Segundo os criadores, a ferramenta possibilita aos gestores da unidade o registro e o acompanhamento sistêmico das metas das unidades e oferece aos servidores a oportunidade de visualizar as ações em andamento e participar mais ativamente do alcance dos resultados.

A segunda colocada foi uma iniciativa da Comarca de Jaguaruana, criada pelos servidores Maria Dalvaci Caminha Lemos Venâncio e Cosmo Gilberto da Silva. Intitulada “Planejamento para o alcance das metas judiciais em Jaguaruana”, a prática elabora medidas de organização e identificação visual dos processos relativos a cada meta nacional estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além da montagem de grupos de trabalho voltados ao alcance de tais metas, dentre outras ações gerenciais.

Já a terceira colocada foi a “Trocando Lixo Reciclável por Bônus na Conta de Energia”, de iniciativa do Departamento de Material e Patrimônio da Secretaria de Administração (Secad) do Tribunal. Os autores foram Luis Valdemiro de Sena Melo, Renato Araújo Duarte e Lívia Ramalho Rolim. A prática consiste na separação e coleta de resíduos produzidos na unidade para serem transportados até um posto da Coelce e convertidos em bônus na conta de energia.

Ao todo, 28 práticas foram inscritas e dez selecionadas para concorrerem ao prêmio. Os vencedores receberão elogio funcional, a ser publicado no Diário da Justiça, e certificado de menção honrosa entregue pela presidente do TJCE, desembargadora Iracema Vale, em solenidade com data a ser definida.

BANCO DE BOAS PRÁTICAS

Instituído por meio do Provimento n° 12/2012, o TJCE disponibiliza, na intranet, um Banco de Boas Práticas de Gestão, onde servidores e magistrados podem cadastrar as iniciativas com resultados positivos já comprovados.

De acordo com o diretor da Divisão de Gerenciamento da Inovação da Seplag, Marcelo Maia, a ferramenta, assim como o prêmio, tem a finalidade de dar visibilidade a essas práticas e estimular troca de experiências de trabalho entre as unidades administrativas e judiciárias do Poder Judiciário.

Os interessados em concorrer ao prêmio de 2015 podem inscrever suas práticas até o final deste ano. Elas serão analisadas em 2016. As propostas podem ter fim socioambiental, judiciário ou administrativo. Para concorrer ao prêmio, são analisados os seguintes critérios: originalidade, resultados alcançados, alinhamento à estratégia e abrangência de replicação.