Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça firma convênio para instalar JECC na Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte

Tribunal de Justiça firma convênio para instalar JECC na Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte

Ouvir: Tribunal de Justiça firma convênio para instalar JECC na Faculdade Paraíso de Juazeiro do Norte

O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, assinou, nesta segunda-feira (02/12), convênio com a Faculdade Paraíso do Ceará (FAP/CE), com sede em Juazeiro do Norte, distante 493 km de Fortaleza. O convênio possibilitará a instalação de um Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) dentro da instituição, que funcionará como Núcleo de Prática Jurídica para os alunos do curso de Direito.

Com isso, o JECC que funcionava no Fórum de Juazeiro será transferido para a Faculdade. No lugar do Juizado será instalada, até o dia 13 de janeiro de 2014, mais uma unidade jurisdicional,a 3ª Vara Cível.

O presidente do TJCE destacou a iniciativa como “uma experiência pioneira no Interior do Estado, que será muito importante para os estudantes, corpo docente e sociedade”. O desembargador ressaltou ainda a intenção de estender o convênio para outras regiões do Interior.

A instituição de ensino irá disponibilizar infraestrutura necessária para a instalação do Juizado. A prestação jurisdicional será oferecida em dois turnos para todos os tipos de atendimento realizados pelos JECCs.

O vice-presidente do Tribunal, desembargador Francisco Lincoln Araújo e Silva, também falou sobre a relevância da parceria para o desenvolvimento intelectual dos estudantes de Direito. “É nesse espaço que eles iniciam caminhada para a prática da profissão, como escutar o jurisdicionado, redigir petições e prestar atendimento. São momentos eficientes e úteis para o estudante aprimorar a vida acadêmica”.

O desembargador Paulo Camelo Timbó, coordenador dos JECCs, disse que a instalação da unidade dentro da Faculdade servirá como uma oficina de trabalho para os discentes, sendo de fundamental importância para a carreira de todos.

O diretor da Faculdade Paraíso, João Luís Alexandre Fiúsa, agradeceu o voto de confiança por meio da parceria e disse que “a unidade vai servir para que os alunos aperfeiçoem o conhecimento e possam, no futuro, contribuir com a sociedade”.

Presentes também à reunião de assinatura do convênio o corregedor geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, o juiz titular do JECC, Giacumuzaccara Leite Campos e o coordenador do curso de Direito da FAP, Giácomo Tenório Farias.