Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará promove palestra sobre gestão do conhecimento

Tribunal de Justiça do Ceará promove palestra sobre gestão do conhecimento

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará promove palestra sobre gestão do conhecimento

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) promoveu, nesta quarta-feira (26/09), debate sobre gestão do conhecimento. A iniciativa faz parte de ciclo de palestras voltado à qualificação e ao aprimoramento dos servidores.

O assunto foi apresentado pelo professor Francisco Arnoudo Alves, analista da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). O palestrante definiu o tema como um processo integrado para criar, organizar, disseminar e intensificar o conhecimento visando otimizar o desempenho das organizações.

Ele explicou que há dois tipos de conhecimento: o tácito (pessoal e que não pertence à coletividade) e o explícito (adquirido principalmente pela informação e documentado em livros, bancos de dados, diretrizes e manuais). “As organizações devem buscar, cada vez mais, transformar o conhecimento tácito em explícito. Isso pode ser feito por meio do compartilhamento de experiências e do mapeamento das habilidades e competências dos servidores”.

Antes de implementar um modelo de gestão do conhecimento, as instituições devem avaliar o cenário interno e definir políticas e diretrizes. É preciso ainda identificar, selecionar e capacitar especialistas, além de estabelecer cronograma de avaliação e ciclo de melhorias. “A gestão precisa estar alinhada aos objetivos estratégicos das organizações”, afirmou.

O ciclo de palestras é organizado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas. O próximo encontro ocorrerá no dia 24 de outubro.