Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça do Ceará adota medidas para otimizar rotinas de trabalho da Sefin

Tribunal de Justiça do Ceará adota medidas para otimizar rotinas de trabalho da Sefin

Ouvir: Tribunal de Justiça do Ceará adota medidas para otimizar rotinas de trabalho da Sefin

O secretário de Finanças do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Newton Rodrigues Sousa, recebeu, nessa terça-feira (18/12), o Manual de Rotinas de Trabalho da Secretaria de Finanças (Sefin). O material tem como objetivo otimizar a metodologia de gerenciamento das atividades, que compreende fluxos manuais e ferramentas de gestão.

O secretário destacou a importância da iniciativa. “É um marco para o Tribunal porque vai simplificar os procedimentos, padronizar as atividades e aperfeiçoar os mecanismos de gestão de fundos”, disse. O gestor também recebeu o Relatório Final de Situação, um estudo que analisou sete rotinas de trabalho da Sefin, entre elas, custas judiciais, emolumentos e contribuições, pagamentos e selos judiciais/extrajudiciais.

Os documentos foram produzidos pelo professor Marcos Lima, do Instituto de Avaliação e Gestão (IAG), em parceria com técnicos da Secretaria de Finanças e do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag). Contou ainda com a colaboração dos professores Marcus Muniz e Ítalo Silva.

O professor afirmou que a análise dos procedimentos, bem como as propostas para reestruturar o Departamento de Gerência Executiva do Fundo Especial de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário (Fermoju), estruturar o Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados (Funseg-JE) e redesenhar os processos da Sefin foram realizadas em cinco meses. “A documentação técnica está concluída, inclusive com o plano de implantação dos programas”.

O material foi produzido com base em levantamento que detectou as deficiências e necessidades da Sefin, a partir de diagnóstico elaborado pelo Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão do TJCE, que tem à frente a secretária Ana Katarina Fonteles Soares Viana. Além disso, está alinhado ao Plano Estratégico 2010-2014 e atende às expectativas dos gestores da Justiça estadual, sob a presidência do desembargador José Arísio Lopes da Costa.

Criado em 1991, o Fermoju objetiva assegurar as condições financeiras necessárias à modernização contínua da Justiça estadual. Os investimentos realizados proporcionam ganhos efetivos de produtividade, redução de custos, melhoria nos serviços disponibilizados e agilidade no atendimento à sociedade.

Funseg

O Manual de Rotinas de Trabalho também prevê a estruturação, o aparelhamento, modernização e adequação tecnológica dos meios utilizados pelo Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados (Funseg-JE), que visa a fortalecer e aperfeiçoar meios para combater situações de vulnerabilidade, ameaças e atentados aos membros do Judiciário cearense. Criado pela lei nº 15.145/2012, o Fundo faz parte do esforço da atual gestão do TJCE para dar cumprimento à Resolução nº 104/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Compareceram à reunião os servidores Sidney dos Santos Saraiva Leão, Maria Inês Cochrane Santiago, Francisco José Sousa da Fonseca, Clara Leonor, Paulo Sátiro. Também participaram Viviane Apolinário, Raimundo Ribeiro da Cunha Neto e Alan Vasconcelos.