Conteúdo da Notícia

Tribunal de Justiça aumenta em 133% número de processos julgados

Tribunal de Justiça aumenta em 133% número de processos julgados

Ouvir: Tribunal de Justiça aumenta em 133% número de processos julgados

Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) aumentaram em 133,3% a quantidade de processos julgados, conforme o relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), publicado na segunda-feira (17/10). O dado é referente ao ano de 2015, quando foram contabilizados 60.093 julgamentos. Em 2014, foram 25.761 ações julgadas.
Em relação ao 1º Grau, o crescimento foi de 30,6%. Os juízes cearenses passaram de 176.699 julgamentos, em 2014, para 230.841 processos julgados em 2015. No geral, incluindo a 1ª e 2ª Instâncias, o Ceará teve um aumento de 18,9% na produtividade.
Além disso, o TJCE obteve o quarto melhor índice de conciliação (16%) entre os tribunais de médio porte da Justiça estadual do País. Foi a primeira vez que o CNJ contabilizou o número de processos solucionados por meio de acordos.
Um dos fatores responsáveis pelo aumento da produtividade está na conciliação e mediação que vêm sendo priorizadas pela atual gestão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que tem à frente a desembargadora Iracema Vale. “Acredito na conciliação como forma alternativa eficaz para a solução dos conflitos, por isso apoiamos esse trabalho”, afirmou. Ainda segunda a magistrada, outro fator fundamental foi o “empenho dos magistrados e servidores que trabalharam muito para obter esse resultado”.
O desembargador Francisco Gladyson Pontes, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal, disse que o resultado positivo foi obtido graças ao esforço da Direção do TJCE para agilizar a prestação jurisdicional. “Os números refletem exatamente uma consequência do trabalho desenvolvido pelo Tribunal, que foi a instalação de vários centros de conciliação e mediação na Capital e comarcas do Interior do Estado”, destacou.