Conteúdo da Notícia

TJCE prossegue realizando encontros de formação continuada para entrevistadores forenses

Ouvir: TJCE prossegue realizando encontros de formação continuada para entrevistadores forenses

Mesmo durante o período de distanciamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, o Núcleo do Depoimento Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (Nudepe/TJCE) tem promovido encontros de formação continuada com servidores capacitados para a realização de oitivas de crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência doméstica, em especial de abuso sexual.

Os encontros, realizados na modalidade de ensino a distância (EaD), têm o objetivo de aprimorar os conhecimentos necessários à atuação dos entrevistadores forenses que se disponibilizam a atender as demandas dos juízes da Capital e Interior, sem prejuízo das suas funções originárias.

O foco das capacitações é qualificar magistrados e servidores que realizam o curso sobre a técnica da entrevista forense, promovido pelo TJCE, por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas e o Grupo de Trabalho do Depoimento Especial, baseado no Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense. O último módulo, intitulado “Diálogos sobre Depoimento Especial”, ministrado pela supervisora dos Entrevistadores Forenses, Rochelli Lopes Trigueiro, foi direcionado aos servidores capacitados em 2019.

Serão promovidos, em breve, novos encontros para tirar dúvidas e atualização de magistrados, supervisores, e servidores das unidades judiciárias, bem como a criação de um grupo de estudo específico para Entrevistadores Forenses, como ainda a análise da prática de outros estados e divulgando normativos sobre o funcionamento do fluxo de trabalho.