Conteúdo da Notícia

TJCE homologa julgamento dos recursos contra gabaritos da prova discursiva do concurso de juiz

TJCE homologa julgamento dos recursos contra gabaritos da prova discursiva do concurso de juiz

Ouvir: TJCE homologa julgamento dos recursos contra gabaritos da prova discursiva do concurso de juiz

A comissão do concurso público para o cargo de juiz substituto do Poder Judiciário do Ceará homologou, nesta quarta-feira (24/09), o resultado do julgamento dos recursos interpostos contra gabaritos da prova discursiva. A sessão pública ocorreu na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Ao todo, foram interpostos 123 recursos. Desse total, a Fundação Carlos Chagas (FCC), organizadora do certame, julgou procedente três recursos. Outros seis foram considerados parcialmente procedentes. O restante foi julgado improcedente.

Os recursos não foram identificados por nome, nem por questão. Cada um possui um código com letras e números, denominado pela FCC de desidentificador. Posteriormente, será marcada sessão pública para divulgação das notas e reidentificação das provas.

A sessão foi conduzida pelo presidente da comissão, desembargador Francisco Gladyson Pontes. Além dos recursos, os candidatos também ingressaram com petição junto ao Tribunal, questionando o espelho apresentado pela organizadora na questão 4, sobre Direito Ambiental. A comissão se considerou impedida para exercer juízo revisor, de acordo com a Resolução nº 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Também estiveram presentes os demais membros da comissão do concurso desembargadores Clécio Aguiar de Magalhães e Carlos Alberto Mendes Forte, além do advogado Tiago Asfor Rocha Lima, representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Ceará (OAB/CE). Participaram ainda as servidoras Romina Mirza de Sales Ribeiro e Cristiane Lima Verde.

RESULTADO

O resultado definitivo da prova discursiva será divulgado na data provável de 3 de outubro. Somente os aprovados na avaliação discursiva terão corrigidas as provas de sentença cível e criminal. Essa é a segunda etapa do certame, que será composto ainda por inscrição definitiva, sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental, prova oral e avaliação de títulos.

Ao todo, houve mais de cinco mil inscritos. Nesta segunda fase, 162 candidatos estão concorrendo. Quando o edital de abertura foi lançado, em fevereiro deste ano, foram ofertadas 80 vagas, mas atualmente existem 96 cargos vagos, em decorrência de aposentadorias. A expectativa é de que seja formado cadastro reserva. O resultado final deve ocorrer em maio de 2015.