
TJCE e demais instituições entregam brinquedos da campanha “Sorriso Largo de Criança”
- 715 Visualizações
- 09-10-2014
A entrega dos brinquedos da 9ª edição da campanha “Sorriso Largo de Criança” foi realizada nesta quinta-feira (09/10), no 23º Batalhão de Caçadores do Exército (BC), em Fortaleza. O Poder Judiciário do Ceará, uma das instituições participantes, arrecadou 1.237 presentes.
Estiveram na solenidade representantes das mais de 90 entidades de Fortaleza e da Região Metropolitana da Capital beneficiadas com a iniciativa. Cada projeto definirá a data da distribuição dos produtos para as crianças.
Segundo um dos coordenadores da campanha, Wellington Nunes, a participação de órgãos públicos e de empresas privadas trazem mais credibilidade à ação social. “O objetivo é sensibilizar a sociedade a fazer doações para crianças carentes”.
O chefe da Assessoria de Cerimonial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Silvio de Paiva Ribeiro, destacou a participação dos servidores. “A arrecadação superou as nossas expectativas. Essa mobilização é justa, solidária e nobre, porque leva alegria para quem mais precisa”.
O subcomandante do 23º BC, tenente-coronel Moura Filho, explicou que o Exército também atua na parte social. “Fico feliz porque esse auditório está pequeno hoje para tanta gente feliz. É muito bom fazer uma criança sorrir”.
Entre as entidades contempladas com a campanha “Sorriso Largo” está a Casa do Menor São Miguel Arcanjo, localizada no bairro Castelão. O local acolhe 44 crianças e adolescentes que não podem viver com a família, em razão da situação de vulnerabilidade social.
A Sociedade Comunitária de Habitação Popular Terra Nossa, do bairro Dias Macedo, também é beneficiada. Segundo a coordenadora do projeto, Iolanda Bizerra, ajudar os outros faz bem principalmente para quem doa. “O sorriso de uma criança é incalculável. As mães que não têm recursos para presentear os filhos sabem disso”.
A abertura da solenidade teve apresentação do grupo “Bate Lata”, que existe desde abril no bairro Santa Fé. Faz parte do projeto “Ecovidas”, ligado à Igreja Batista Central. De acordo com o coordenador Luizão Mesquita, o objetivo é tirar jovens da ociosidade.
Atualmente, 13 rapazes com idade entre 12 e 18 anos participam. Eles recebem conhecimentos sobre ecologia, primeiro emprego e oportunidades de cursos gratuitos.
Em 2014, a campanha teve início no dia 3 de setembro. Foram arrecadados cerca de 12 mil brinquedos novos e usados. A finalidade é comemorar o Dia das Crianças, festejado em 12 de outubro.
Participam TJCE, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Caixa Econômica Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Fortaleza, Federação das Indústrias do Estado (Fiec), Sindicato das Empresas de Compra e Venda, Locação e Administração de Imóveis do Ceará (Secovi), 23º BC, LabPasteur e Unimagem, Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), Corpo de Bombeiros, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral do Ceará e Polícia Rodoviária Federal, entre outras instituições e empresas.