Conteúdo da Notícia

TJ proíbe publicação de cordéis do “Seu Lunga”

Ouvir: TJ proíbe publicação de cordéis do “Seu Lunga”

11.05.11
O Tribunal de Justiça do Estado proibiu o cordelista Abraão Bezerra Batista de publicar e utilizar a expressão ?Seu Lunga?, em publicações ou qualquer outra forma de divulgação.
O processo tramitava no TJ há quase três anos. De acordo com decisão do Desembargador Francisco Sales Neto, o cordelista publicou dois livros, sem a devida autorização de Joaquim Santos Rodrigues, popularmente conhecido por ?Seu Lunga?. A última publicação foi o cordel ?As Histórias de Seu Lunga, o homem mais zangado do mundo?.
Em seu recurso ao Tribunal de Justiça, Joaquim Rodrigues afirma que teve a dignidade ferida, pois o cordelista fantasiou situações ao atribuir a ele a prática de atos que nunca fez, contribuindo para consolidar a imagem negativa de homem grosseiro. ?Seu Lunga? alegou ainda, que por causa da publicação, ele tem sido alvo de chacotas na sociedade juazeirense.
Já o cordelista Abraão Bezerra alegou na justiça, não ter cometido nenhum ato ilícito, uma vez que apenas deu eco a inúmeras histórias sobre o personagem.