Conteúdo da Notícia

Teórico do Direito Constitucional alemão dará palestra 6ª.feira, em Português, na Esmec

Ouvir: Teórico do Direito Constitucional alemão dará palestra 6ª.feira, em Português, na Esmec

30.09.09
O professor doutor Friedrich Müller, uma das maiores autoridades mundiais em Direito Constitucional, autor da Teoria Estruturante do Direito (Strukturierende Rechtslehre) e profundo conhecedor da história político-jurídica do Brasil, irá proferir, em português, a palestra ?Bases Teóricas e Normas Internacionais dos Direitos Humanos?, na próxima sexta-feira (02/10), às 18h30min, no Auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec).
Müller é professor catedrático e emérito em Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito na Universidade de Heidelberg (Alemanha). Desenvolve pesquisas em teoria e linguagem do Direito. Além disso, publica poemas sob o pseudônimo de Fedja Müller. No campo teórico, ele desprendeu-se dos limites do positivismo e do nacionalismo jurídico, desenvolvendo o método interpretativo chamado Método Concretista.
No Brasil, suas contribuições não se limitaram a textos ou doutrinas, mas concretizaram-se com a Emenda Constitucional nº45, que reformou o Poder Judiciário. Ele estuda há vários anos o modelo legislativo e judiciário brasileiro.