Conteúdo da Notícia

Servidores iniciam aulas presenciais do curso de Mediação e Conciliação

Servidores iniciam aulas presenciais do curso de Mediação e Conciliação

Ouvir: Servidores iniciam aulas presenciais do curso de Mediação e Conciliação

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou, na manhã desta quarta-feira (27/01), as aulas presenciais do curso de Mediação e Conciliação. Compareceram 41 alunos ao auditório da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), entre diretores de Secretaria, conciliadores, auxiliares de conciliação, servidores, terceirizados e voluntários do Judiciário estadual.
A abertura foi feita pelo coordenador do Núcleo, juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, que destacou a importância do diálogo para a solução de conflitos. “Nossa função é permitir que as partes voltem a dialogar. Na conciliação e mediação vamos ouvir o que os dois lados têm a dizer. Às vezes as partes ficam tão preocupadas em fazer seu ponto de vista prevalecer que nem escutam os argumentos do outro”.
O magistrado também ressaltou o papel do conciliador, que deve estar preparado para realizar a função. “Daí surge o conciliador para facilitar o diálogo. Por isso precisamos estar preparados, aptos para fazer essa mediação, e esse curso objetiva exatamente dar essa formação”, explicou.
As aulas teóricas presenciais (com carga horária de 15 h/a) prosseguem amanhã e sexta-feira, no horário de 8h às 13h. O supervisor do Núcleo, desembargador Francisco Gladyson Pontes, deve prestigiar o encerramento da capacitação. Atuam como instrutoras as servidoras Rosânia Mara de Sales Ribeiro e Lara Coe Mota, ambas do TJCE.
Também esteve presente o diretor do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Márcio José Temóteo Horizonte Brasileiro. O curso foi iniciado em novembro de 2015, com as aulas teóricas a distância (40 h/a). Concluída a atual etapa, a próxima será o estágio supervisionado, com 50 horas, a partir de 22 de fevereiro.