Conteúdo da Notícia

Servidores do Juizado Móvel participam de curso de mediação e conciliação no Fórum

Servidores do Juizado Móvel participam de curso de mediação e conciliação no Fórum

Ouvir: Servidores do Juizado Móvel participam de curso de mediação e conciliação no Fórum

Servidores do Juizado Especial Móvel de Fortaleza participaram de um curso sobre técnicas de mediação e conciliação. As aulas, encerradas na tarde da sexta-feira (18/05), ocorreram também nos dias 4 e 10 de maio, na Seção de Capacitação do Fórum Clóvis Beviláqua (FCB), somando 16h/a. O Juizado realiza atendimentos após acidentes de trânsito, buscando promover a conciliação no local da ocorrência (exceto quando há vítima fatal).
O facilitador do treinamento foi o chefe do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania de Fortaleza (Cejusc), Hélder Assunção, que também é conciliador e mediador judicial, além de instrutor em formação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo ele, o curso partiu da necessidade do aperfeiçoamento contínuo e foi demando pelos próprios servidores do Juizado.
“A conciliação e a mediação exigem do conciliador e do mediador o estudo, a prática e o repensar de sua atuação. Então, a partir disso, montamos um curso de técnicas voltadas para o Juizado Móvel, pensando justamente em aperfeiçoar o exercício daquilo que eles já executam, trazendo novas ferramentas que possam estar à disposição deles”, destacou.
O conciliador do Juizado Móvel, Rommel Oliveira Bezerra, considerou o curso excelente. “Muitas das questões que ficamos em dúvida foram possíveis de serem resolvidas com o professor, que explicou como acontecem todas as fases da conciliação; como se deve fazer a abordagem com as partes e o desenvolvimento da relação entre elas, para se conseguir, por último, essa conciliação que se pretende”, ressaltou.
Opinião semelhante tem a também conciliadora do Juizado, Lindoracy Menezes. “O curso traz a teoria e a prática de uma forma complementar para nós que trabalhamos na rua. Traz técnicas que podemos utilizar e fazer um trabalho melhor para as pessoas que estão na rua, que precisam de um apoio maior”, observou.
Fonte: FCB