Conteúdo da Notícia

Servidores concluem etapa presencial do curso de mediação e conciliação em Tauá

Ouvir: Servidores concluem etapa presencial do curso de mediação e conciliação em Tauá

Servidores da Comarca de Tauá e regiões vizinhas concluíram, nesta sexta-feira (21/11), a etapa presencial do curso de mediação e conciliação, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O treinamento ocorreu no Fórum da Comarca, a 344 km de Fortaleza.

Participaram da aula presencial servidores das Comarcas de Solonópole, Milhã, Boa Viagem, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Catarina, Nova Russas, Monsenhor Tabosa, Deputado Irapuan Pinheiro, Tauá, Crateús, Quiterianópolis, Antonina do Norte, Cariús e Pedra Branca.

Na ocasião, aprenderam a realizar sessão conciliatória e a preparar o ambiente físico adequado para as audiências. A capacitação foi ministrada pelo juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, coordenador do Nupemec, e pelos servidores Flávio Rodrigues, do 2º Juizado Especial Cível e Criminal de Fortaleza, e Mário Fillipe Cardoso de Abreu, diretor do Núcleo. Eles foram capacitados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ministrar os treinamentos.

O curso consiste em três etapas, sendo uma teórica a distância (34h/a), outra teórica presencial (10h/a) e a última estágio supervisionado (dez sessões de conciliação). O certificado de conclusão será emitido pelo Nupemec somente após o aluno concluir todas as fases, com aproveitamento satisfatório.

Já foram realizados treinamentos em Sobral, Juazeiro do Norte, Fortaleza e Região Metropolitana. A iniciativa tem como objetivo capacitar servidores e terceirizados para atuar como mediadores e conciliadores voluntários do Poder Judiciário, conforme a Resolução nº 125 do CNJ.