Conteúdo da Notícia

Imagem destacada

Respeito é um Gol de Placa: TJCE alinha ações da campanha para final do Campeonato Cearense

Ouvir: Respeito é um Gol de Placa: TJCE alinha ações da campanha para final do Campeonato Cearense

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, esteve reunido nesta quinta-feira (19/02) com representantes da Federação Cearense de Futebol (FCF) e dos clubes do Estado para alinhar as ações da campanha “Respeito é um Gol de Placa” a serem realizadas durante a final do Campeonato Cearense. O jogo ocorrerá no próximo dia 8 de março, data emblemática em razão do Dia Internacional da Mulher.

Para a ocasião, momento em que o futebol promete motivar fortes emoções e em que o Dia Internacional da Mulher será lembrado com mensagens pela defesa dos direitos das mulheres, uma série de iniciativas no âmbito da campanha estão previstas para ocorrerem na Arena Castelão, palco da grande final.

A desembargadora Vanja Fontenele Pontes, presidente da Coordenadoria, reforçou a importância de levar o debate para o ambiente futebolístico como objetivo de combater a violência contra a mulher, algo que vem sendo feito desde janeiro durante o Campeonato Cearense. “Estamos em uma campanha ferrenha para a despotencialização da violência contra a mulher. Nós conversamos com os times e propusemos ideias para este grande dia, que será a final do Campeonato Cearense e o Dia Internacional da Mulher”, frisou.

O juiz César Morel Alcantara, coordenador do Núcleo de Combate à Violência Doméstica (Nucevid) do TJCE e membro da Coordenadoria, destacou a consonância entre os participantes da reunião por uma campanha enfática e eficaz. “O combate não é um papel só nosso, do Judiciário, mas de toda a sociedade também. Há uma necessidade de mudarmos a cultura que vivenciamos, transformando essa ideia de que a mulher é um objeto que o homem pode possuir”, argumentou.

 

Vários homens e mulheres posando para foto, sorrindo, no hall do Tribunal
As ações da campanha ocorrerão em 8 de março, Dia Internacional da Mulher

 

O vice-presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmelo Neto, celebrou a disposição dos clubes e todos os entes em se envolver na causa. “A FCF vê com uma alegria muito grande a vontade de todos no sentido de modificar essa cultura, então é uma ação grandiosa, de repercussão, porque todos os envolvidos têm trabalhado para isso. A ação da final vai gerar forte impacto para todos que estarão no estádio e para os que estarão acompanhando pelos meios de comunicação também”, afirmou.

 

SAIBA MAIS

 

Lançada em janeiro de 2026, no Clássico das Cores (Ferroviário x Fortaleza), a campanha “Respeito é um Gol de Placa” integra um conjunto de medidas do TJCE voltadas à defesa dos direitos das mulheres e continua sendo promovida nos principais jogos do Campeonato Cearense, contando com o apoio da Federação Cearense de Futebol, clubes, órgãos de segurança pública e instituições parceiras.

Agenda2030 JustiçaMulher