Conteúdo da Notícia

Representantes de Tribunais estaduais participam de Encontro Regional no TJCE

Representantes de Tribunais estaduais participam de Encontro Regional no TJCE

Ouvir: Representantes de Tribunais estaduais participam de Encontro Regional no TJCE

Teve início na manhã desta segunda-feira (26/02), no 2º andar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o Encontro Regional Nordeste da Rede de Governança Colaborativa da Justiça Estadual. O evento reúne magistrados e servidores dos Tribunais de Justiça estaduais do Nordeste que atuam nas áreas de Gestão Estratégica.
O superintendente da Área Administrativa do TJCE, Luis Eduardo Menezes, representando o presidente do Tribunal cearense, desembargador Gladyson Pontes, deu as boas-vindas aos participantes. Logo após, José Guimarães, secretário de Planejamento, Orçamento e Compliance do Tribunal da Bahia (TJBA), que coordena o Subcomitê Nordeste da Rede de Governança, saudou o público presente.
Em seguida, o Assessor de Gestão Estratégica do TJBA, Pedro Vivas, ministrou a primeira palestra falando sobre a atuação dos Tribunais Nordestinos na Rede de Governança.
Para o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cristiano Simas, o evento é importante porque permite que as “experiências sejam compartilhadas e isso facilita muita na questão da gestão e no aprimoramento da prestação jurisdicional”. O magistrado destacou ainda a atuação do TJCE: “O Ceará tem sido referência para o Maranhão e esse aperfeiçoamento tem ajudado muito na mudança da visão que temos do planejamento estratégico e o alinhamento com as metas do CNJ”.
Durante o Encontro, também serão abordados os temas “Alinhamentos da estratégia Local à Nacional”, “Metas Nacionais 2018”, “Jurimetria como Indicador de Eficiência dos Tribunais”, entre outros. O encerramento ocorrerá às 17h.
Segundo o secretário de Planejamento Estratégico do TJCE, Sérgio Mendes, o evento é importante para promover troca de experiências relativas à gestão estratégica. “Essa discussão é muito produtiva, pois ajuda a promover metas nacionais mais próximas da realidade dos tribunais e contribui no aperfeiçoamento da gestão do Judiciário nacional como um todo”, afirmou.
ENCONTRO REGIONAL
O Encontro Regional é uma iniciativa do TJBA, coordenador do Subcomitê Nordeste da Rede Nacional de Governança da Justiça Estadual. Esta edição será promovida pela Secretaria de Planejamento e Gestão do TJCE.
O objetivo do evento é fortalecer o Subcomitê Nordeste e, consequentemente, a própria Rede Nacional de Governança da Justiça Estadual, por meio da integração dos participantes e do intercâmbio de boas práticas de gestão.