Conteúdo da Notícia

Quatro dos detentos que fugiram foram recapturados

Ouvir: Quatro dos detentos que fugiram foram recapturados

Polícia 11.06.10
Pelo menos, quatro dos 13 detentos que escaparam da CPPL II foram recapturados, no fim da tarde de ontem, durante um cerco policial em um matagal no bairro Jabuti. Os acusados já foram levados de volta para o presídio. A recaptura foi confirmada no começo da noite à Reportagem pelo coordenador do Sistema Penal, coronel PM Taumaturgo Granjeiro.
“Foi uma fuga anunciada, todo mundo sabia que ia acontecer, só não sabia quando”, revelou a capitã Keydna Carneiro, em entrevista coletiva, ontem pela manhã, apresentando o ofício enviado ao juiz da Vara de Execuções Criminais, Luiz Bessa Neto, no último dia 3 de maio, solicitando a transferência do preso Antônio Carlito Avelino, o ´Boi´, para outra unidade prisional.
“Havia informações sobre um plano de fuga. Sabíamos que algo estava sendo articulado, mas não tínhamos a noção de quando iria acontecer. Por isso, pedimos a máxima urgência na transferência dele, já que a CPPL é uma unidade para presos provisórios, não para presos condenados, especialmente no caso dele, que veio de uma penitenciária de uma unidade de segurança máxima porque pretendia dinamitá-la para fugir”.
Fragilidade
Segundo a diretora da CPPL II, o pedido foi reiterado “várias vezes”, inclusive na última segunda-feira (7), por ocasião de uma visita que o próprio juiz fez ao presídio acompanhado do promotor. “O nosso diretor adjunto, Paulo Carvalho, expôs mais uma vez o problema, as fragilidades na estrutura do nosso presídio e a necessidade de se transferir o preso”, disse. Outras fugas já ocorreram ali.