Conteúdo da Notícia

Programa Justiça e Cidadania promove  palestra para alunos de escola estadual

Programa Justiça e Cidadania promove palestra para alunos de escola estadual

Ouvir: Programa Justiça e Cidadania promove palestra para alunos de escola estadual

Alunos da Escola Estadual Professor José Aurélio Câmara tiveram, nesta quarta-feira (22/08), uma atividade diferente do habitual. Eles assistiram à palestra do juiz Carlos Henrique Garcia de Oliveira, titular do 2º Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca de Fortaleza.

O magistrado foi à unidade de ensino, localizada no bairro Vila União, em Fortaleza, para falar sobre drogas, problema que tem afetado as famílias brasileiras. O juiz explicou que esse mal está bem perto de todos e pode atingir qualquer um, desde que não tenha a capacidade de entender a prejudicialidade de consumir esse tipo de produto.

Ele reforçou que, além das ilícitas, entre elas maconha e crack, existem as lícitas, como o álcool e o cigarro, que, apesar de permitida a venda, apenas maiores de 18 anos podem comprar. Esclareceu, ainda, que existem as drogas depressoras, estimulantes e perturbadoras.

Ao final da palestra, o juiz respondeu as perguntas dos estudantes, que mostraram interesse em saber mais sobre o assunto. Carlos Henrique Oliveira disse acreditar que o debate teve relevância para a vida dos jovens. “É importante porque desmistifica as drogas e aumenta a capacidade de eles entenderem os efeitos que causam ao organismo e a dependência. Cada um, com a sua consciência, deve se afastar dessa realidade que está presente em todos os locais e níveis sociais”.

Sobre a iniciativa da Justiça do Ceará em ir à comunidade para discutir direitos e deveres, o magistrado destacou que essa presença é cada dia mais necessária. “O Judiciário é um dos pilares da estrutura do Estado e tem que estar cada vez mais presente para atender aos interesses, anseios, da sociedade. Cada vez mais devemos apresentar um novo Judiciário, voltado para a harmonização e pacificação”.

Bruno de Lima, 18 anos, cursa o 2º ano do Ensino Médio e fez questão de agradecer ao juiz pela oportunidade que teve. “Já conhecia sobre o tema, mas é sempre bom ampliar o conhecimento. A Justiça precisa fazer mais visitas e falar sobre outros assuntos importantes”.

O diretor da Escola José Aurélio, Carlos Roberto Silva, disse que o estabelecimento possui cerca de 600 alunos. Desse total, metade estuda no turno da manhã e a outra parte no período da noite.

O juiz esteve acompanhando de Clara Leonor Távora, diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

As palestras de magistrados em instituições de ensino fazem parte do “Justiça e Cidadania”, instituído pelo TJCE. A coordenação do programa está a cargo da Seplag, com apoio da Assessoria de Cerimonial.

A iniciativa está em conformidade com a Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário. As escolas públicas ou privadas, interessadas em agendar visitas, devem entrar em contato com a Seplag, por meio do telefone (85) 3207.6862.