Conteúdo da Notícia

Programa de TV traz atuação do Judiciário na Copa  e ações da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua

Programa de TV traz atuação do Judiciário na Copa e ações da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Programa de TV traz atuação do Judiciário na Copa e ações da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua

A atuação da Justiça cearense na Copa do Mundo e as ações da diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua são os temas da entrevista do “Judiciário em Evidência” que será exibido neste sábado (28/06), às 18h30, na TV Assembleia; e nesta segunda-feira (30/06), às 14h30, na TV Fortaleza. O convidado é o juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues, diretor do Fórum.

O magistrado explica que a descentralização do plantão cível e criminal tem sido importante para facilitar a vida das pessoas que precisam do Judiciário em dias de jogos. Nessas datas, o Fórum Clóvis Beviláqua funciona das 12h às 18h, já os Juizados Especiais, localizados no entorno da Arena Castelão e Fifa Fan Fest, começam a atuar quatro horas antes das partidas e seguem até quatro horas depois.

Dentro do estádio, a população pode procurar o Juizado do Torcedor e de Grandes Eventos, que tem funcionado em todos os jogos. Já no Aeroporto Internacional Pinto Martins, a equipe do Poder Judiciário trabalha 24h por dia desde 5 de junho. Os trabalhos serão encerrados no dia 18 de julho, uma semana após o fim do Mundial.

O juiz também fala sobre o portal “Acesso Cidadão”, onde desde março é possível ter acesso a diversos serviços oferecidos pelo Fórum. A pessoa pode, por exemplo, consultar quais os procedimentos necessários para ingressar no cadastro de pretendentes à adoção de crianças ou os documentos que devem ser apresentados para obter certidão de antecedentes criminais. Os mesmos serviços estão disponíveis no site do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

O programa traz ainda entrevista com o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Sales Neto, sobre o mutirão que será realizado de 7 a 11 de julho na Comarca de Senador Pompeu, distante 287 km de Fortaleza. O objetivo da iniciativa é reduzir o acervo processual.

Tem também reportagem sobre o curso de extensão “Cidadania Judiciária”, na modalidade ensino a distância, que continua com inscrições abertas. A capacitação, iniciada há cerca de um mês, é uma parceria do TJCE com a Fundação Demócrito Rocha/Universidade Aberta do Nordeste e jornal O Povo.

O “Judiciário em Evidência” é reprisado na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h) pela TV Fortaleza (canais 6 da Multiplay, 61.4 digital aberto e 361.4 da Sky). A TV Assembleia está disponível no canal 30 (aberto e Multiplay). Também pode ser assistido no site do TJCE (www.tjce.jus.br) e no YouTube (Canal TJCE Imprensa). O programa é exibido na TV O Povo (canais 48 aberto e 23 da Multiplay), mas esta semana, excepcionalmente, não haverá exibição em virtude da mudança de endereço da emissora.