Conteúdo da Notícia

Programa de Escolarização da Vara de Penas Alternativas encerra período letivo

Ouvir: Programa de Escolarização da Vara de Penas Alternativas encerra período letivo

O Programa de Escolarização da Vara de Penas Alternativas da Comarca de Fortaleza encerrou as atividades de 2010 com solenidade festiva, realizada no último sábado (18/12), no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Paulo Freire, no bairro São Gerardo.
Durante toda a tarde, os 95 beneficiários do projeto e familiares participaram de atividades lúdicas e de integração, como brincadeiras e sorteio de brindes. A abertura do evento foi feita pela titular da unidade, juíza Maria das Graças Almeida Quental, e pelo diretor do Ceja, Joaquim José Bruno.
O deputado estadual Artur Bruno, recém-eleito deputado federal, também compareceu à solenidade e se comprometeu a empreender esforços na Câmara Federal para a difusão nacional da experiência, que oferece oportunidade de escolarização às pessoas em cumprimento de penas e medidas alternativas.
Realizado há sete anos, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, o Programa já beneficiou mais de 400 apenados, que puderam ter as penas privativas de liberdade substituídas por medidas alternativas.
No evento, foram entregues também certificados para os participantes do Projeto Cidadania e Cultura de Paz, uma das atividades do Programa de Escolarização, desenvolvido em parceria com a Liga de Direitos Humanos – UFC, Narcóticos Anônimos, Alcoólicos Anônimos, Centro de Valorização da Vida (CVV), entre outras.
Ao longo deste ano, o projeto promoveu diversas palestras e círculos de cultura sobre temas como ?Ética e Eleições? e ?Cidadania e Direitos Fundamentais?.