Conteúdo da Notícia

Prevenção ao Uso de Drogas é tema de palestra no Fórum Clóvis Beviláqua

Ouvir: Prevenção ao Uso de Drogas é tema de palestra no Fórum Clóvis Beviláqua

O Centro de Treinamento Integrado (CTI) do Fórum Clóvis Beviláqua promove nesta sexta-feira (14/08), às 16h, a palestra ?O Papel da Família na Prevenção ao Uso Indevido de Drogas?. O tema será exposto pela policial civil Maria Neusimar Vieira Barroso, integrante do projeto ?Uma Ciranda Pela Vida?, financiado pelo Governo Federal com o objetivo de promover ações de combate ao abuso de drogas. O treinamento, destinado aos servidores lotados nas Varas do Fórum Clóvis Beviláqua e nos Juizados Especiais Cíveis e Criminais (JECCs) da Capital, acontece no Auditório Floriano Benevides.
Na palestra serão apresentadas as características gerais das drogas, sua tipificação sob o aspecto jurídico, a definição dos diversos tipos de usuários, a problemática da ação química, os modelos para prevenção, os métodos para detectar o uso de drogas pelos filhos, os fatores de risco e os de proteção.
A família é considerada uma das fontes de socialização primária do adolescente, juntamente com a escola e com o grupo de amigos. As práticas educativas e os estilos de criação na família, podem proporcionar, ou não, o uso abusivo de drogas. Através do Projeto ?Uma Ciranda pela Vida?, alunos das escolas públicas de Fortaleza têm a oportunidade de conhecer a importância de dizer não as drogas. A iniciativa, com o apoio do Fórum Clóvis Beviláqua, é da Divisão de Proteção ao Estudante da Polícia Civil.