Conteúdo da Notícia

Pleno do STJ elege Hamilton Carvalhido para diretor da Revista

Ouvir: Pleno do STJ elege Hamilton Carvalhido para diretor da Revista

13.05.2010
O ministro Hamilton Carvalhido é o novo diretor da Revista. Eleito, por aclamação, na tarde desta quinta-feira (13) pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro terá pela frente a missão de coordenar as estratégias de divulgação da jurisprudência do STJ, com o objetivo de assegurar o acesso dos operadores do Direito ao pensamento jurídico do Tribunal.
Simultaneamente ao cargo, Hamilton Carvalhido continuará exercendo sua função de membro da Primeira Turma, da Primeira Seção e da Corte Especial do STJ, assim como a de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O ministro Hamilton Carvalhido está no STJ desde 1999, mas sua dedicação ao meio jurídico começou 33 anos antes. Com 50 anos de serviços prestados à Justiça, o ministro foi membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Começou a carreira jurídica como defensor público, nomeado por concurso público, em 1966, no antigo estado da Guanabara. Também é membro da International Association of Prosecutors (IAP) e da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas, além de professor em faculdades de Direito em Brasília.
Até o ano passado exercia o cargo de corregedor-geral da Justiça Federal, ao mesmo tempo que liderou o grupo de juristas escolhidos para delinear um anteprojeto de lei que entregasse ao país um código processual penal capaz de traduzir a necessidade da sociedade atual, visto que a norma em vigor data do início da década de 40 do século passado.