Conteúdo da Notícia

Outra vez – Fórum Clóvis Beviláqua amanhece debaixo dágua

Ouvir: Outra vez – Fórum Clóvis Beviláqua amanhece debaixo dágua

06.01.2011 cidade
Por Souto Filho – soutofilho@oestadoce.com.br
Novamente o Fórum Clóvis Beviláqua amanheceu debaixo d?água, A forte chuva que assolou Fortaleza na madrugada de ontem, fez com que várias Varas Cíveis e de Família fossem tomadas pela água, molhando processos e equipamentos eletrônicos. Essa não é a primeira vez que isso acontece. No último dia 15 de dezembro, conforme noticiado pelo Jornal O Estado, o Fórum também amanheceu alagado, prejudicando várias secretarias e atingindo grande número de processos.
Desta vez, apenas na 1ª Vara Cível, dos seis mil processos, cerca de dois mil foram molhados. De acordo com a diretora de secretaria da Vara, Ana Lúcia, quando os funcionários chegaram para o expediente na manhã de ontem, havia quase ?um palmo de água? na repartição. Ela explicou que os próprios funcionários foram responsáveis de tirar os documentos atingidos da estante e levá-los para a sala de audiência e gabinete do juiz, únicos locais não afetados pela chuva.
Com medo de novas chuvas, Ana Lúcia revelou que vai ensacar os processos que estão intactos para que o mau tempo não cause mais prejuízos aos autos. A diretora relatou que teve que abdicar do seu recesso e voltar ao trabalho para ajudar a resolver o problema da secretaria. ?Espero que não volte a chover, mas infelizmente não podemos pedir isso a São Pedro. Até as cadeiras encontramos todas encharcadas. Mas ninguém precisa se preocupar porque nenhum processo será perdido?, desabafou ela.
VIRTUALIZAÇÃO SALVOU PROCESSOS
A 1ª Vara de Família também foi afetada pelo temporal. Entretanto, nenhum material foi prejudicado, tendo em vista que a Vara já está totalmente virtualizada. A juíza Regina Camara, responsável pela secretaria, ressaltou que o local estava tomado pelas águas, mas felizmente nada foi atingido. ?Todos os nossos processos estão virtualizados, por isso não tivemos muito problema. Apenas os computadores que estão com um pouco de água, mas os técnicos ainda vão verificar se comprometeu algum equipamento?.
Ontem pela manhã, uma comissão do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), liderada pelo desembargador Ernani Barreira, visitou o Fórum para analisar os prejuízos. Em nota, a presidência do Tribunal garantiu que tomará as devidas providências para restauração dos processos danificados e que não haverá prejuízos às partes.
OBRAS SÃO RESPONSÁVEIS
Segundo o TJ-CE, o problema foi ocasionado devido à mudança de toda a cobertura do prédio, exigida pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) para a implantação do projeto de Eficiência Energética que vai substituir o sistema de iluminação e reestruturar a central de ar condicionado do Fórum. O projeto vai gerar economia de R$ 500 mil por ano em energia elétrica.
Ainda de acordo com a nota, ?a cobertura está em fase final, com 90% dos trabalhos já concluídos, restando apenas 10% que ficarão prontos até o próximo dia 20 deste mês. Enquanto isso, a empresa responsável pela obra está trabalhando solução emergencial. Devido ao Projeto de Virtualização do Poder Judiciário do Ceará, mais de 80% dos processos em tramitação na primeira instância da Capital já estão recolhidos à central de digitalização de processos. As peças eventualmente danificadas representam a minoria do acervo processual?.