Conteúdo da Notícia

Novo “Judiciário em Evidência” mostra cidadãos beneficiados com a tecnologia adotada pelo TJCE

Novo “Judiciário em Evidência” mostra cidadãos beneficiados com a tecnologia adotada pelo TJCE

Ouvir: Novo “Judiciário em Evidência” mostra cidadãos beneficiados com a tecnologia adotada pelo TJCE

O segundo programa da nova fase do “Judiciário em Evidência” chega para mostrar como o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) tem intensificado o uso da tecnologia com a finalidade maior de beneficiar o cidadão. Quer saber como? Assista à produção que será exibida na TVC, TV Assembleia, TV Fortaleza e TV O Povo. Veja os dias e os horários ao fim do texto.
A equipe viajou até a região do Cariri e mostra de lá uma mudança significativa no modo de fazer audiências entre comarca-sede (principal) e vinculada (menor). O uso da videoconferência para realizar as sessões tem facilitado a vida de todos os profissionais que atuam no sistema de Justiça e da pessoa interessada na decisão final.
Como exemplo, a aposentada Maria do Socorro da Silva, de 66 anos, estava em Antonina do Norte (vinculada) e participou da audiência com a juíza, que se encontrava no Fórum de Assaré (sede). O assunto do processo e o desfecho dessa história estão no “Judiciário em Evidência”, que voltou inédito e de cara nova desde julho deste ano.
O telespectador descobrirá ainda o motivo pelo qual o TJCE expandiu a videoconferência para todo o Ceará, inclusive interligando as Varas a unidades prisionais. Outro projeto é a ampliação do processo eletrônico no Interior, objetivando dar maior celeridade processual e mais comodidade aos magistrados, servidores, advogados, promotores de Justiça e cidadãos.
A reportagem traz ainda casos de audiências e intimações pelo WhatsApp. De Fortaleza, ela conversa com a psicanalista Maria José Tavares, que mora em São Paulo e participou de sessão pelo aplicativo.
Outro exemplo de como a tecnologia tem agilizado o trabalho são os Núcleos de Produtividade Remota. Os setores, localizados no Fórum Clóvis Beviláqua e no TJCE, permitem a atuação a distância em ações judiciais da Capital e do Interior.
O programa será exibido neste sábado (24/08), nesta segunda (26) e terça-feira (27). Também fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.
ONDE ASSISTIR
Sábado
TV Ceará (TVC) – 14h (canal 5.1 aberto)
TV Assembleia – 18h30 (canal 31.1 aberto)
Segunda-feira
TV Fortaleza – 14h30 (canal 61.4 aberto). Reprises na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h)
Terça-feira
TV O Povo – 20h (canais 23 da Multiplay e 24 da NET)