Conteúdo da Notícia

Novembro Azul: Assistência Militar do TJCE encerra ciclo de palestras abordando prevenção ao Câncer de Próstata

Ouvir: Novembro Azul: Assistência Militar do TJCE encerra ciclo de palestras abordando prevenção ao Câncer de Próstata

O mês de novembro é mundialmente dedicado a ações de prevenção ao câncer da próstata, com a cor azul simbolizando o calendário. Aproveitando a data, a Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará promoveu, na manhã desta quarta-feira (30/11), em formato híbrido, a palestra “Saúde do Homem – Cuidados da Próstata”, com o médico urologista Lucas Bruno.

O evento, realizado no auditório Agenor Studart, do Fórum Clóvis Beviláqua, encerrou o ciclo de palestras que a Assistência Militar realizou durante o ano de 2022, sempre abordando temas ligados à saúde dos seus colaboradores e servidores do Judiciário em geral.

Para o capitão do Corpo de Bombeiros, Francisco Mendes Magalhães, que tem formação em Enfermagem, a iniciativa demonstra “uma preocupação em cuidar do cuidador. Estamos aqui no Tribunal cuidando da segurança e, eventualmente, da saúde. E esse ciclo de palestras vem abrindo um leque de informações para que nós possamos estar cientes da nossa própria saúde emocional e física”, pontuou.

O preconceito contra o exame de toque retal foi abordado várias vezes durante o evento, uma vez que o fator cultural pode até mesmo impedir a prevenção da doença, que não tem sintomas nos estágios iniciais, mas que, se descoberta cedo, tem até 90% de chance de cura.

O sargento da Polícia Militar Francisco Gil Wagner ressaltou a necessidade de entender melhor a saúde para enfrentar receios: “O Ciclo de Palestras, além de ser um momento de integração, é muito importante para o entendimento dos problemas de saúde que o servidor possui ou venha possuir. Muitas vezes os homens têm medo de ir ao médico, às vezes por preconceito, mas com esclarecimento e conhecimento, é possível mudar esse pensamento”.

No mesmo sentido, o também sargento da Polícia Militar, Cleiton Carvalho de Souza, destacou a importância da conscientização. “Existe uma negligência da parte do homem, mas tenho certeza de que por meio desse projeto, com as palestras, algo é despertado, para que possamos estar mais envolvidos com a nossa saúde.”

O palestrante do dia, doutor Lucas Bruno, avaliou o encontro após sua explanação: “Agradeço o convite do Tribunal de Justiça, através da sua Assistência Militar. O câncer de próstata é o que mais acomete os homens no Brasil. A oportunidade de abordar esse tema aqui, com esse público, é uma honra e um momento de grande valia, principalmente porque muitas pessoas ainda não têm o acesso correto a essas informações de prevenção. O valor maior dessa palestra é formar replicadores de educação e saúde, difundido junto a familiares e amigos a importância da prevenção anual desse tipo de câncer”.

Balanço
O chefe da Assistência Militar, tenente-coronel Álvaro Júnior, fez um balanço do projeto de palestras desenvolvido durante o ano e agradeceu o apoio da presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. “Sempre temos esse cuidado com os colaboradores da Assistência Militar, para que estejam em boas condições de oferecer um serviço cada vez melhor. Cuidamos na parte emocional, quando trouxemos psiquiatras e psicólogos; cuidamos na parte física, quando trouxemos operadores da educação física, professores e treinadores; cuidamos também da saúde, trazendo profissionais da medicina. Estamos felizes com esse momento e com a participação do público, findando as palestras do ano com sucesso”, concluiu.