Conteúdo da Notícia

Nova seção de Peritos, Intérpretes e Tradutores no Portal do TJCE oferece acesso a manuais de consulta e credenciamento

Ouvir: Nova seção de Peritos, Intérpretes e Tradutores no Portal do TJCE oferece acesso a manuais de consulta e credenciamento

Os profissionais das mais diversas áreas que desejam atuar como peritos, intérpretes e tradutores junto ao Poder Judiciário cearense contam agora com um manual de credenciamento para orientar o passo a passo para o cadastro e a inscrição eletrônicos junto à Secretaria Judiciária do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

O material será disponibilizado ao público na seção Peritos, Intérpretes e Tradutores, do novo Portal do TJCE, juntamente com outro manual de consulta, este destinado a magistrados, supervisores de vara e assistentes jurídicos, que precisam consultar, no Sistema de Peritos (SIPER), o banco de profissionais habilitados a fazer serviços de perícia ou exame técnico, interpretação ou tradução, nos processos judiciais cíveis, em suas respectivas Comarcas.

Diante da demanda por informações sobre a requisição desses serviços, a Secretaria Judiciária do 2º Grau, por iniciativa do secretário Daniel Costa Teles, decidiu elaborar os Manuais de Consulta de Profissionais Credenciados e Passo a Passo Credenciamento de Peritos, Intérpretes e Tradutores-SIPER, com conteúdo didático, organizado e de fácil visualização.

Os manuais facilitam ainda mais o processo de cadastro, inscrição e consulta feitos por meio eletrônico, contribuindo com as medidas de segurança vigentes na pandemia da Covid-19. Muitas informações já constam no próprio site do Tribunal, porém cada manual esclarece pormenores dos procedimentos que devem ser adotados para viabilizar os serviços desses profissionais.

Atualmente, o TJCE conta com um banco, atualizado mensalmente, de 671 peritos, 1 intérprete e 3 tradutores credenciados, que podem atuar em processos judiciais cíveis.

Segundo a analista judiciária Fabiana Banhos Coelho, os manuais devem facilitar muito esse trabalho, “levando mais informações para o público, magistrados supervisores de vara e assistentes jurídicos, agilizando assim perícias, traduções e interpretações”.

Para conferir os manuais,  acesse o link ou, na página inicial do Portal, acesse o menu em Serviços > Cidadão > Peritos, Intérpretes e Tradutores.

SAIBA MAIS
Os profissionais que prestam serviços como peritos, intérpretes ou tradutores para o Judiciário são escolhidos em seleção pública feita pelo TJCE. Os credenciamentos possuem vigência de 36 meses, a partir da publicação de suas homologações no Diário da Justiça do Estado. Os profissionais precisam estar inscritos nos órgãos de classe competentes e têm como atribuição traduzir ou interpretar, elaborar laudos, relatórios, ou ainda contribuir com esclarecimentos complementares nas suas respectivas áreas de atuação e especialidade.

PASSO_A_PASSO_CREDENCIAMENTO_DE_PERITOS,_INTÉRPRETES_E_TRADUTORES_-_SIPER

PASSO_A_PASSO_CONSULTA_PROFISSIONAIS_CREDENCIADOS_-_FERRAMENTA_-_RELATÓRIOS_-_CREDENCIADOS_-_SIPER