Nova administração do Judiciário cearense assume nesta sexta-feira
- 828 Visualizações
- 27-01-2011
27.01.2011 direito e justiça
A nova direção do Poder Judiciário do Ceará será empossada amanhã (28) na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Os desembargadores José Arísio Lopes da Costa e Luiz Gerardo de Pontes Brígido assumem os cargos de presidente e vice, respectivamente, do TJCE. Já a desembargadora Edite Bringel Olinda Alencar tomará posse como corregedora geral da Justiça.
A sessão, programada para ter início às 17h, será conduzida pelo desembargador Ernani Barreira Porto, presidente do Tribunal. A solenidade contará com a presença de autoridades, convidados e familiares dos empossados.
Os novos gestores terão mandato de dois anos (janeiro de 2011 a janeiro de 2013). Eles foram eleitos no último dia 9 de dezembro por aclamação (quando, por unanimidade, o candidato é proclamado sem a formalidade de votação). Isso ocorreu porque o desembargador Rômulo Moreira de Deus, à frente da chapa de oposição, desistiu de concorrer ao cargo.
CONHEÇA OS NOVOS GESTORES:
JOSÉ ARÍSIO LOPES DA COSTA ? Nascido no dia 21 de maio de 1943, no município de Mombaça, distante 296 km de Fortaleza, é formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ingressou no TJCE em 19 de outubro de 2000. Tomou posse como vice-presidente da instituição em 29 de janeiro de 2009.
Foi titular da 2a Vara de Falências e Concordatas e juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça e da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua, além de coordenador da Propaganda Eleitoral e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE).
LUIZ GERARDO DE PONTES BRÍGIDO ? Natural de Fortaleza, é bacharel em Direito pela UFC e especialista em Direito Público. Ingressou na magistratura em 1979, passando pelas Comarcas de Jaguaruana, Pacajus, Tianguá e Tauá, antes de tornar-se titular da 20a Vara Cível de Fortaleza (1986). Obteve todas as promoções por merecimento.
Foi juiz da 2a Zona Eleitoral da Capital e atuou como auxiliar da Corregedoria do TRE. Em 2000, passou a integrar, como juiz, o Pleno daquela Corte, da qual também é presidente. No mesmo ano, recebeu a Medalha do Mérito Judiciário Clóvis Beviláqua.
EDITE BRINGEL OLINDA ALENCAR ? Nasceu no município de Saboeiro, distante 463 km de Fortaleza. É formada em Direito pela UFC e tem Especialização em Direito Público pela mesma Universidade. Cursou Aperfeiçoamento em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) e capacitação em universidades da Europa e dos Estados Unidos.
Foi nomeada juíza em 1970. Recebeu o título de Cidadã de Fortaleza, em 6 de dezembro de 2004. Desembargadora do TJCE, desde 2004, foi a primeira mulher a ingressar na Corte de Justiça pelo critério de merecimento.