Conteúdo da Notícia

Mudanças no comando do TRE/Ce: aposentada a desembargadora Gizela, Brígido assume

Ouvir: Mudanças no comando do TRE/Ce: aposentada a desembargadora Gizela, Brígido assume

20.10.09
Com a aposentadoria da desembargadora Gizela Nunes da Costa, anunciada ontem (19/10) o TRE será presidido pelo desembargador Brígido. Nesta 2ª.feira, a desembargadora Gizela oficialmente comunicou a sua já esperada aposentadoria e deixa a presidência do TRE, que será assmida pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, que vinha ocupando a vice-presidência da casa.
Por outro lado, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comunicou ontem ter decidido reduzir a quantidade de eleitores em cada uma das seções eleitorais da capital cearense. A medida foi adotada porque a expectativa é de que o processo de votação seja mais demorado em 2010.
Até as eleições de 2008 cada seção eleitoral, em Fortaleza, poderia ser composta por até 500 eleitores, mas para o próximo ano o máximo será de 400 eleitores. A decisão foi tomada por intermédio de uma Resolução aprovada em agosto deste ano. Para os demais municípios não há alteração alguma, tendo em vista que já era de 400 o limite de eleitores por seção.
A medida tomou como parâmetro a média de tempo que o eleitor gastou para votar nas eleições de 2006 e os votos a mais que deverão ser computados nas eleições do próximo ano. Em 2006 o eleitor votou para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Algumas seções chegaram a encerrar a votação por volta das 21 horas.