Conteúdo da Notícia

MPEs participam da Feira Internacional de Cabo Verde

Ouvir: MPEs participam da Feira Internacional de Cabo Verde

16.11.2010 economia
Ingressar ou participar mais ativamente do comércio internacional é a meta de 37 empreendedores, representantes de 34 micro e pequenas empresas do Ceará, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso e Pernambuco, que participam, de amanhã (17) até o próximo domingo (21), da 14ª Feira Internacional de Cabo Verde (FIC), na Cidade da Praia, capital do país.
Evento de caráter multissetorial, a FIC é o maior evento empresarial internacional de Cabo Verde e reúne mais de cem empresas locais e de países como Portugal, Brasil e Canárias. Além de promover seus produtos, o evento propicia a realização de parcerias e contatos comerciais, além de oportunidades de investimentos, transferência de conhecimento e desenvolvimento de negócios para as microe pequenas empresas brasileiras.
?Ao marcarem presença, as pequenas empresas se comunicam com o seu público-alvo, considerando que a feira, de periodicidade anual, vem registrando, ano após ano, uma crescente adesão, tanto por parte de expositores nacionais como estrangeiros, sem esquecer a importância da presença massiva do público visitante?, explica a articuladora da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Ceará, Mônica Tomé.
COMITIVA
As empresas que formam a comitiva atuam em diversos segmentos, desde alimentos e bebidas à decoração, passando por produtos de couro, confecção, construção, cosméticos e artigos inusitados como dessalinizadores de água. Além de exporem seus produtos e serviços, as pequenas empresas farão visitas técnicas a empresas, lojas e supermercados locais e participarão de encontros de negócios, oficinas e palestras gerenciais, entre outras. Receberão ainda atendimento do Sebrae e das entidades caboverdianas parceiras,
COOPERAÇÃO
INTERNACIONAL
Todas as pequenas empresas ficarão agrupadas em um estande institucional de 180 m² viabilizado através de uma parceria entre o Sebrae ? por meio das unidades estaduais do Nordeste e de Mato Grosso e da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase) ? e a Agência de Desenvolvimento de Empreendedorismo e Inovação de Cabo Verde (ADEI), a Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviço de Barlavento (CCIASB) e a Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS). No espaço, a ADEI instalará um Balcão de Criação de Empresas e um balcão de informações para potenciais investidores.
?Com esse novo formato de participação em um evento comercial internacional, reunimos, pela primeira vez, em Cabo Verde, a inteligência comercial e técnica das entidades envolvidas numa perspectiva de complementariedade, em que técnicos, empresários e investidores de ambos os países costuram um relacionamento duradouro?, afirma a articuladora do Sebrae Ceará Mônica Tomé.