Conteúdo da Notícia

MinC aprova criação do Centro Cultural do Poder Judiciário

Ouvir: MinC aprova criação do Centro Cultural do Poder Judiciário

12.01.11
A preservação da memória e a valorização da história são instrumentos de evolução de um povo. O Poder Judiciário cearense terá avanços nessa área com a aprovação do Ministério da Cultura (MinC) para a criação do Centro Cultural do Poder Judiciário do Ceará.
Reunindo todas as fontes de indicação histórica da Justiça no Estado, o novo Centro Cultural funcionará no antigo Palácio da Justiça, localizado na Rua Barão do Rio Branco no Centro de Fortaleza.
O local será restaurado e reformado para ter salas de exibição de filmes e espaço para exposição. Além disso, haverá salas de concerto, pinacoteca e auditório. No novo espaço cultural também será construído um mausoléu para homenagear o notável jurista cearense que criou o Código Civil Brasileiro em 1916, Clóvis Beviláqua.
Essa iniciativa terá impacto na valorização da imagem do Poder Judiciário no Ceará, além de estimular a pesquisa histórica cearense na área do Direito, já que disponibilizará um ambiente destinado à consulta eletrônica de livros raros. O Centro Cultural também tem como proposta ações educativas, ampliando o alcance dos princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito para toda a sociedade.