Conteúdo da Notícia

Magistrados programam ação social para I Semana Estadual do Júri

Magistrados programam ação social para I Semana Estadual do Júri

Ouvir: Magistrados programam ação social para I Semana Estadual do Júri

A I Semana Estadual do Júri, que ocorre em todo o Estado no período de 14 a 18 deste mês, contará com ação social voltada especialmente para estudantes. A ideia é contribuir com os objetivos estratégicos do Poder Judiciário de intensificar a interlocução com a sociedade e aprimorar o atendimento e o acesso do cidadão à Justiça.
A iniciativa é da Diretoria do Fórum Clóvis Beviláqua e do Grupo de Auxílio para a Redução do Congestionamento de Processos Judiciais de Fortaleza. Contará ainda com organização logística da Seção de Capacitação do Fórum.
A ação incluirá palestras de juízes em escolas públicas de ensino médio. Os magistrados passarão noções sobre julgamentos e conversarão sobre temas ligados ao Judiciário. O diretor do Fórum, juiz José Maria dos Santos Sales, afirmou que “este é um dos projetos mais importantes da atual gestão porque tem o diferencial de levar o juiz à escola para se integrar mais à sociedade”.
Além das palestras, haverá visitas de mais de 500 estudantes de Direito ao Fórum, de três estabelecimentos de ensino superior. Eles assistirão às sessões de julgamentos do júri todos os dias, nos dois períodos.
A Defensoria e o Ministério Público estarão com estandes em frente aos salões de júri, diariamente, das 9h às 16h, para informar ao público sobre os trabalhos que realizam. Essas instituições apoiam a iniciativa, assim como a Associação Cearense de Magistrados (ACM), presidida pelo juiz Antônio Alves de Araújo, que será um dos palestrantes.
O juiz Fernando Luiz Pinheiro Barros, titular da 7ª Vara Cível de Fortaleza, e um dos facilitadores do projeto, disse que “a ação irá estreitar o relacionamento do Poder Judiciário com os jurisdicionados, em especial os mais jovens”.
Outra palestrante, a juíza Antônia Neuma Mota Moreira Dias, titular da 20ª Vara Cível da Capital, acrescenta que “a iniciativa também conscientizará os jovens sobre a importância de cumprir seus deveres espontaneamente, sem a interferência do Poder Judiciário, para efetivar a pacificação social”.
Os últimos detalhes do projeto foram acertados em reunião ocorrida nesta sexta-feira (11/09), na Diretoria do Fórum. Além dos magistrados acima citados, o encontro contou com a participação da juíza coordenadora do Grupo de Auxílio, Adayde Monteiro Pimentel; da juíza Nismar Belamino Pereira, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital; e da chefe da Seção de Capacitação do Fórum, Adriana Albano.
CALENDÁRIO DE PALESTRAS
Dia 16: Com o juiz Henrique Jorge Holanda Silveira (titular da 2ª Vara do Júri de Fortaleza), às 10h na escola Dom Antônio de Almeida Lustosa (Edson Queiroz).
Dia 16: Com o juiz Antonio Alves de Araújo, às 13h30, na escola Estado do Amazonas (Parquelândia).
Dia 17: Com o juiz Nismar Belamino Pereira, às 10h, na escola Arquiteto Rogério Froes (Cidade 2000).
Dia 18: Com a juíza Antônia Neuma Mota Moreira Dias, às 10h, na escola Renato Braga (Aldeota).
Dia 18: Com o juiz Fernando Luiz Pinheiro Barros, às 10h, na escola Professora Telina (Messejana).
*excepcionalmente ocorrerá no Auditório Agenor Studart, no Fórum.