Conteúdo da Notícia

Magistrada profere palestra sobre conciliação para estudantes do bairro Conjunto Esperança

Magistrada profere palestra sobre conciliação para estudantes do bairro Conjunto Esperança

Ouvir: Magistrada profere palestra sobre conciliação para estudantes do bairro Conjunto Esperança

A juíza Valeska Alves Rolim, titular da 10ª Vara de Família de Fortaleza, proferiu a palestra “A Importância da Justiça na Resolução dos Conflitos” para alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Adalgisa Bonfim Soares, localizada no bairro Conjunto Esperança, na Capital. O encontro ocorreu nessa terça-feira (15/09), no pátio da instituição.
A magistrada explicou o significado da palavra conflito, as vantagens de conciliar e as desvantagens dos desentendimentos. Também falou a importância da conciliação nos dias atuais. “O tema escolhido foi exatamente para mostrar aos jovens como enfrentar problemas perante o Judiciário e como resolver os conflitos“.
Ao final, a juíza abriu espaço para que os alunos tirassem dúvidas. Em seguida, agradeceu a presença dos jovens e desejou que o conhecimento transmitido possa servir futuramente para a vida profissional deles.
Segundo o diretor da escola, Raul Silva Júnior, existe um distanciamento muito grande da sociedade em relação aos serviços judiciários. “É importante esse tipo de palestra, pois mostra aos jovens o funcionamento da Justiça. Essa atitude traz uma clareza para os alunos”.
O diretor disse ainda que o assunto abordado já é utilizado pela instituição. “Trazemos a conciliação para a escola como método de resolver problemas que acontecem dentro das salas de aula, e na própria família dos alunos. Nós chamamos as partes e procuramos chegar a um consenso”, destacou.
Gustavo Sampaio, do 9º ano, reconheceu a disponibilidade do Poder Judiciário em levar informações sobre a Justiça para os colégios. “Uma população mais informada se torna mais consciente dos seus direitos e deveres, além de fazer escolhas mais prudentes”.
Ao final, a escola foi presenteada com um exemplar do livro 140 anos do Tribunal. A iniciativa faz parte do programa “Justiça e Cidadania” do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Além das palestras realizada em escolas, o programa promove visitas ao Palácio da Justiça.
Os interessados em agendar visitas devem entrar em contato com a Assessoria de Cerimonial, por meio dos telefones (85) 3207.7044 ou 7052.