Conteúdo da Notícia

Justiça estadual realiza mais de 5,2 mil audiências virtuais na Semana da Conciliação

Ouvir: Justiça estadual realiza mais de 5,2 mil audiências virtuais na Semana da Conciliação

Um total de 5.293 audiências virtuais foram realizadas nos cinco dias da XVI Edição da Semana Nacional da Conciliação no Judiciário cearense, que ocorreu de 8 a 12 de novembro. Deste total, 1.101 foram efetivamente feitas em unidades de Fortaleza e 4.192 no Interior. A mobilização incluiu demandas judicializadas de 1º e 2º Graus e também conflitos em fase pré-processual.

A estatística também aponta um percentual de 38,78% (427) de acordos conciliatórios obtidos na Capital e 26,74% (1.121) no Interior. “Os acordos são sempre muito importantes, seja na fase processual ou na pré-processual. Mas quero destacar aqui a pré-processual, pois o cidadão encerra rapidamente o conflito de forma pacífica; por outro lado, contribui para reduzir a demanda no Judiciário, ou seja, todos saem ganhando”, destacou a juíza Ana Kayrena da Silva Freitas, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec- TJCE), ao reforçar que atualmente as conciliações estão ocorrendo o ano inteiro.

Ainda conforme os dados, essa edição registrou um número maior de agendamentos de audiências, se comparado à edição passada. Neste ano, foram agendadas 8.969 oitivas em todo o Estado. Já em 2020, o total registrado foi de 7.691.

Participaram da mobilização os 41 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), além das varas de competência cível (Família e Juizados Especiais Cíveis) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça do Ceará (Nupemec-TJCE).

A força-tarefa também contou com palestras com o intuito de fortalecer a solução pacífica dos conflitos. As apresentações estão disponíveis no canal do Tribunal de Justiça do Ceará no YouTube.

FIQUE POR DENTRO

A Semana da Conciliação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ocorre anualmente em parceria com os Tribunais de Justiça de todo o País. Quem não se inscreveu no esforço concentrado pode procurar a unidade onde tramita a ação e solicitar o agendamento de audiência de mediação ou conciliação a qualquer momento. Também é possível utilizar a ferramenta “Quero Conciliar”, disponível no portal do TJCE. Nos casos em que não exista um processo judicial (conciliações pré-processuais), os interessados devem solicitar o agendamento de audiência em um Cejusc.