Conteúdo da Notícia

Juízes e diretores de secretaria discutem propostas de metas do CNJ para 2017

Juízes e diretores de secretaria discutem propostas de metas do CNJ para 2017

Ouvir: Juízes e diretores de secretaria discutem propostas de metas do CNJ para 2017

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), reuniu, nesta sexta-feira (15/07), no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, juízes e diretores de secretarias da Comarca de Fortaleza. O objetivo foi construir propostas de metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2017.
“A ideia é essa construção ser participativa e democrática, incluindo os pontos de vista e considerações de todos aqueles que fazem o Poder Judiciário”, ressaltou o diretor do Departamento de Informações Gerenciais da Seplag, Sérgio Mendes.
De acordo com Mendes, a Resolução nº 221 do CNJ, de maio de 2016, estabeleceu as diretrizes para essa construção colaborativa. “Mas já era uma demanda recorrente que as metas fossem construídas com ampla participação dos Tribunais”, lembrou.
No encontro foram sugeridas ações de impulso às execuções cíveis e fiscais, garantida do direito à cidadania, efetividade na prestação jurisdicional e aprimoramento da Justiça Criminal. As sugestões servirão de base para a proposição de metas, que serão repassadas para a Rede de Governança Colaborativa, instituída pelo CNJ para discutir essas propostas com a participação de representantes do Poder Judiciário de todo o Pais.
Posteriormente, as propostas selecionadas serão encaminhas para o Encontro Nacional do Poder Judiciário. Na ocasião, os presidentes dos Tribunais votarão aquelas que, de fato, serão estabelecidas para 2017.
Também participaram dos trabalhos a diretora da Divisão de Estatística, Michele Matos, e o diretor da Divisão de Gerenciamento da Inovação, Marcelo Maia Nogueira. O evento foi aberto pelo diretor do Fórum, José Maria dos Santos Sales, e contou com a presença do juiz corregedor auxiliar Demétrio Saker Neto, representando a Corregedoria Geral da Justiça do Ceará.