
Juízes das Varas de Família participam de reunião sobre Semana Nacional da Conciliação
- 722 Visualizações
- 19-10-2011
A coordenadora da Central de Conciliação do Fórum Clóvis Beviláqua, juíza Jane Ruth Maia de Queiroga, esteve reunida, na tarde dessa terça-feira (18/10), com magistrados das Varas de Família e Sucessões da Capital, para planejar a participação das unidades na Semana Nacional de Conciliação, de 28 de novembro a 02 de dezembro de 2011.
No encontro, a juíza, responsável pela coordenação do evento no âmbito da 1º Grau do Judiciário estadual, buscou motivar os magistrados para o alcance do objetivo proposto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de superar os resultados obtidos nos anos anteriores. ?O número de novas ações está sempre crescendo e, por isso, precisamos constantemente elevar a quantidade de acordos e processos solucionados. Mas, contando com o engajamento de todos os envolvidos, podemos alcançar ótimos resultados, ajudando assim a disseminar a cultura de pacificação social?, afirmou.
Práticas de conciliação desenvolvidas individualmente pelas unidades judiciárias também foram destacadas durante a reunião. ?A partir de um levantamento, identificamos que a maioria das Varas já realiza seus próprios mutirões, ou dedicam dias específicos à conciliação. Devemos compartilhar essas iniciativas, para que a partir delas possam surgir boas ideias e sugestões a serem disseminadas?.
Segundo a coordenadora, as conciliações reduzem o tempo de espera para a solução do litígio e evitam a judicialização dos conflitos. ?Nas Varas de Família, em especial, a conciliação traz um efeito benéfico muito importante, pois promove o restabelecimento de vínculos e o resgate da harmonia entre os membros da família?.
Nesta quarta-feira (19/10), a coordenadora se reunirá com juízes das Varas Cíveis. Já na quinta-feira (20/10), será a vez dos titulares dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Capital. Os encontros acontecerão a partir das 15 horas, no Auditório Agenor Studart.