Conteúdo da Notícia

Juízes cearenses participam do 40º Fórum Nacional dos Juizados Especiais em Brasília

Juízes cearenses participam do 40º Fórum Nacional dos Juizados Especiais em Brasília

Ouvir: Juízes cearenses participam do 40º Fórum Nacional dos Juizados Especiais em Brasília

Oito magistrados cearenses participam do 40º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), na sede do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), em Brasília. O evento, que se encerra nesta sexta-feira (18/11), tem como tema principal: “Novos desafios dos Juizados Especiais”.
“A presença de um número considerável de juízes dos Juizados do Ceará no Fonaje é muito importante para a magistratura cearense. Este Fórum permite debates, em que são revisados e produzidos enunciados que servem de orientação, e no qual pode-se reafirmar a importância da autonomia dos sistemas de Juizados, inclusive, perante o Código de Processo Civil”, destaca a coordenadora dos Juizados Especiais de Fortaleza, juíza Ijosiana Cavalcante Serpa.
O Fonaje, que teve início nessa quarta-feira (16/11), está discutindo proposições de novos enunciados nas esferas dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais e da Fazenda Pública, que são submetidos à votação pelos juízes participantes. Cada proposição é debatida após a exposição do magistrado autor do texto, seguida de três manifestações favoráveis e contrárias à aprovação da proposta como enunciado do evento. Os aprovados serão publicados em um documento oficial e nortearão os julgamentos das questões cíveis de menor complexidade, assim como da apuração dos delitos de menor potencial ofensivo.
Segundo a juíza Teresa Germana Lopes de Azevedo, o resultado do Fonaje “influenciará fortemente a prestação da tutela jurisdicional nos Juizados Especiais, demonstrando um consenso geral dos magistrados sobre a aplicabilidade restrita do novo Código de Processo Civil nas ações submetidas ao rito da Lei nº 9.099/95, com o objetivo de evitar a descaracterização de sua essência orientada pelos princípios da oralidade, simplicidade, informalidade, economia processual e celeridade”.
Também participam do evento os juízes Carlos Henrique Garcia de Oliveira, Helga Medved, Icléa Aguiar Rolim, Valéria Carneiro Barroso, Luis Augusto de Vasconcelos e Candice Arruda Vasconcelos. O Fonaje conta ainda com a presença do corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, e dos ministros Antônio Saldanha Palheiro, Humberto Martins Marco e Aurélio Gastadi Buzzi, todos do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
FONAJE
O Fonaje foi instalado no ano de 1997, sob a denominação de Fórum Permanente de Coordenadores de Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Brasil. Surgiu a partir da necessidade de se aprimorar a prestação dos serviços judiciários nos Juizados Especiais, com base na troca de informações e, sempre que possível, na padronização dos procedimentos adotados em todo o território nacional.