Conteúdo da Notícia

Juiz mantém decisão que proíbe Município de Fortaleza de iniciar obra na Praça Portugal

Juiz mantém decisão que proíbe Município de Fortaleza de iniciar obra na Praça Portugal

Ouvir: Juiz mantém decisão que proíbe Município de Fortaleza de iniciar obra na Praça Portugal

O juiz Demetrio Saker Neto, respondendo pela 10ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Clóvis Beviláqua, manteve, nesta quarta-feira (12/03), a liminar que proíbe o Município de Fortaleza de iniciar obra ou proceder qualquer alteração na Praça Portugal.

Na última segunda-feira (10/03), durante o Plantão Judiciário, o juiz titular da 8ª Vara Cível de Fortaleza, Manoel de Jesus da Silva Rosa, já havia determinado a suspensão “de qualquer atividade demolitória” no local, situado no cruzamento das avenidas Dom Luiz e Desembargador Moreira.

O pedido de liminar foi apresentado em ação de obrigação de fazer (nº 0739015-02.2014.8.06.0001/0) ajuizada pelo vereador Antônio Ronivaldo Silva Maia. Ele sustenta que a demolição da praça, anunciada pela Prefeitura de Fortaleza na última sexta-feira (07/03), como parte do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), necessita passar pela apreciação do Poder Legislativo Municipal, o que não ocorreu.

Na decisão desta quarta-feira, o magistrado considera que o artigo 196, parágrafo segundo, da Lei Orgânica do Município de Fortaleza, estabelece que qualquer alteração do projeto arquitetônico ou de denominação das praças deverá será submetido à Câmara Municipal. “Portanto, eventual alteração, no caso demolição, se mostra, em sede de cognição sumária, contrária a Lei Orgânica do Município de Fortaleza”, afirma.

De acordo com o juiz, a liminar visa evitar a ocorrência de dano irreparável, até o julgamento definitivo da ação. “É impossível ignorar que, sem a concessão da liminar, caso a medida viesse a ser concedida apenas pela sentença final, certa a ocorrência de irremediável dano ao patrimônio municipal de Fortaleza alegado na petição inicial”. Foi fixada multa diária de R$ 10 mil, em caso de descumprimento.