Conteúdo da Notícia

Juiz Manoel Clístenes apresenta projeto Justiça Restaurativa para comitiva internacional

Juiz Manoel Clístenes apresenta projeto Justiça Restaurativa para comitiva internacional

Ouvir: Juiz Manoel Clístenes apresenta projeto Justiça Restaurativa para comitiva internacional

O juiz Manuel Clístenes, titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, recebeu, nessa segunda-feira (25/07), comitiva da Foundation Terre des hommes (Tdh). A Miss Suíça 2016, Lauriane Sallin, estava entre os integrantes do grupo. O objetivo da visita foi conhecer os trabalhos da Justiça cearense voltados aos adolescentes em conflito com a lei.
O magistrado ressaltou a importância do momento para o Judiciário e a própria cidade de Fortaleza. “Ela [miss Suíça] representa um dos grandes países do mundo e veio aqui mostrar interesse por uma causa nossa, que é a criminalidade juvenil, trazendo projetos e ideias da Suíça para, juntamente com a fundação Terre des hommes, fortalecer uma parceria com o Poder Judiciário e trazer melhorias à nossa capital”.
Atualmente o Judiciário cearense promove, em parceria com a Tdh, cursos sobre Justiça Juvenil Restaurativa, que é baseada na restauração dos vínculos individuais, sociais e comunitários de pessoas afetadas por um conflito. “A Justiça Restaurativa traz para o indivíduo a sensação de responsabilidade, de que praticou uma coisa errada e tem que reparar aquele dano ou pelo menos não praticar novamente aquele erro. Não é só um perdoar o outro. Traz efeitos, principalmente, na prevenção de novos crimes e ajuda na ressocialização”, explica o juiz.
Durante a visita, a comitiva também acompanhou uma audiência com um jovem que cometeu ato infracional e recebeu a oportunidade de voltar ao convívio social após a sessão.
Para Lauriane Sallin, foi interessante acompanhar as iniciativas da Terre des hommes em parceria com a Justiça no Ceará. “Vi que há uma grande motivação das pessoas, então pra mim é algo muito positivo. Temos que trabalhar para garantir um futuro melhor, longe do caminho das drogas. Estou otimista e espero que os jovens melhorem com esses projetos”, finalizou.
Além da Miss Suíça, participaram da visita o agente dela, Samuel Meuwly; a comunicadora da Tdh Suíça, Lisa Flückiger; a jornalista Beth Mcloughin; e o assessor técnico em Justiça Restaurativa da Tdh Brasil, Carlos de Melo. Também estiveram presentes os promotores de Justiça Maria de Fátima Pereira Valente e Antônio Carlos Azevedo Costa e os defensores públicos David Rolim e Muniz Augusto Freire Araújo Evaristo.
Lauriane Sallin ficará em Fortaleza até o final desta semana. Na manhã desta terça-feira (26/07), ela esteve no Centro Educacional Aldaci Barbosa Mota, no bairro Edson Queiroz, e conversou com as adolescentes internadas. À tarde, vai conhecer uma oficina sobre Protagonismo Juvenil, no Mucuripe, que trabalha na prevenção da violência. Após a agenda no Ceará, a Miss Suiça seguirá para o Rio de Janeiro, onde vai acompanhar e fiscalizar a situação de crianças e adolescentes durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.
TERRE DES HOMMES
A Terre des hommes Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que faz parte da Fondation Terre des hommes (Tdh), com sede em Lausanne, na Suíça. A missão é promover, garantir e defender direitos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Os projetos apoiados pela Terre des hommes se tornaram referência em temáticas como enfrentamento à violência sexual, trabalho infantil e convivência familiar e comunitária. Também desenvolve ações para a disseminação da Justiça Juvenil Restaurativa e Mediação de Conflitos.
Criada em 1960, a organização atua em 34 países e beneficia diretamente dois milhões de crianças e adolescentes por ano. No Brasil, tem sede em Fortaleza e exerce papel articulador das práticas restaurativas nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.