Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência”: três personagens narram evolução e o que esperam do futuro

Ouvir: “Judiciário em Evidência”: três personagens narram evolução e o que esperam do futuro

O período de fim e começo de um novo ano é sempre momento de renovação, no qual as pessoas fazem votos de levar uma vida diferente e de acreditar na esperança de dias melhores. Pensando na data especial, o “Judiciário em Evidência” mostra como estão hoje três dos muitos personagens que tiveram suas histórias narradas na nova fase de produção, iniciada em 2019. O Hebert Barbosa, o Lucas Almeida e a Sabrina Figueiredo têm expectativas de um amanhã com ainda mais conquistas.

O Hebert apareceu pela primeira vez, no ano passado, no programa sobre ressocialização oferecida pelo Judiciário do Ceará. Bolsista do projeto “Justiça de Portas Abertas”, ele havia sido contratado como recepcionista da Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec). A equipe de reportagem mostrou exatamente como o profissional aproveitou a oportunidade de ter uma nova vida.

Quase um ano e meio depois, a repórter Pamela Lemos encontrou Hebert trabalhando no mesmo local. Porém, o orgulho do que faz e os sonhos só aumentaram. Ele tem uma nova e importante conquista dentro da Esmec para continuar trilhando um novo caminho: cresceu profissionalmente e agora é chefe de equipe. “Vale muito o reconhecimento das pessoas que estão ao seu redor. Acho que trabalhar com amor, fazendo o que gosta, você tem mais vontade, dedicação. Isso faz bem para você e as pessoas conseguem observar isso. Essa sensação de dever cumprido me preencheu depois que recebi essa nova oportunidade”, destaca.

A cada evolução, surgem novos horizontes de futuro, ao lado da família. “Com essa promoção, o sonho da faculdade se tornou mais próximo. Agora, com o novo cargo, a gente tem outras responsabilidades, falta tempo. Mas estou tentando, para o ano que vem, fazer faculdade de Administração a distância ou um curso técnico de gestão de pessoas.”

Já a repórter Talita Silva, buscou o assessor de imprensa Lucas, personagem do “Judiciário em Evidência” após ter um processo de indenização resolvido em menos de dois meses. O assunto era o aumento da produtividade do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Hoje, ele reforça ter ficado surpreso com a rapidez do caso, envolvendo reparação após problemas durante viagem de avião, que fez ao lado da mãe, Gorete Almeida. “Eu tinha a ideia de que o processo demora e você tem que pagar caro. E foi totalmente o contrário. O processo correu super rápido. A gente [ele e a mãe] foi para uma audiência, explicou a história, a empresa veio com a contrapartida e a gente aceitou. Uma ou duas semanas depois, o dinheiro foi depositado na conta. Eu quebrei o preconceito que tinha.”

Ao lado de dona Gorete, o jornalista disse que usou o dinheiro para reformar a casa e dar mais conforto à família. O plano dele é continuar trabalhando e ter uma vida com mais qualidade.

A terceira personagem é a Sabrina, uma das primeiras estagiárias de pós-graduação em Direito do TJCE, ouvida no mesmo programa que o Lucas. Ela falou sobre o Núcleo de Produtividade Remota, que tem o apoio dos estagiários para, juntamente com magistrados e servidores, atuar em apoio às unidades judiciárias.

Em entrevista à repórter Delane Ratts, Sabrina conta que “é uma experiência que vai levar por muitos anos na vida profissional. A gente começou em vara que atua com DPVAT, foi evoluindo e, hoje, estamos trabalhando com três comarcas. É um desafio, mas que certamente contribuirá bastante para o meu futuro profissional”.

Além disso, demonstra orgulho pelo que faz. “Dar uma resposta às demandas da sociedade de forma rápida e efetiva. Não tem melhor escola do que o Núcleo.”

ONDE ASSISTIR
Emissoras de TV
TV Fortaleza (canal 7.2): segundas (15h), terças (9h40), quintas (17h30) e sábados (12h)
Canal FDR – antiga TV O Povo (canal 48.1): terças (18h), quartas (18h15), quintas (14h) e sábados (13h)
TV Terra do Sol (canal 42.1): quintas (20h30) e domingos (15h)
TV Ceará (canal 5.1): domingos (14h30)
TV Assembleia (canais 7.3 e 31.1): domingos (20h) e sextas (20h20)
Sites e redes sociais
Portal do TJCE: www.tjce.jus.br
YouTube e no Instagram: tjceoficial