Conteúdo da Notícia

“Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista sobre direitos dos idosos

“Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista sobre direitos dos idosos

Ouvir: “Judiciário em Evidência” desta semana traz entrevista sobre direitos dos idosos

Os direitos dos idosos, que representam mais de 30 milhões de brasileiros, são destaque em entrevista no “Judiciário em Evidência” desta semana. O convidado é o promotor de Justiça Hugo Porto, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania, do Ministério Público estadual.
O entrevistado ressalta que o Estatuto do Idoso vai completar 15 anos em outubro e, ao longo desse período, trouxe muitas garantias às pessoas com idade a partir de 60 anos, que vão além do atendimento prioritário. Explica que o documento consolidou os delitos destinados à proteção da população idosa.
Segundo ele, entre os crimes mais comuns, normalmente praticados pela própria família, estão violência física, maus tratos, negligência, abandono e avanço contra o patrimônio.
Acrescenta que a população deve denunciar esses casos por telefone, ligando para o Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Outra opção é ir ao Centro da Cidadania, na avenida Antônio Sales, nº 1740, no bairro Dionísio Torres; ou ao Núcleo de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Nupid), localizado na rua Lourenço Feitosa, nº 80, no bairro José Bonifácio.
Ainda de acordo com o entrevistado, a institucionalização é a última opção. “O Ministério Público sempre trabalha primeiro fazendo com que o Estado chegue na família, melhor qualifique e oriente. Tem situações que são gravíssimas e que realmente não dá para trabalhar a família. A gente procura no seio da comunidade aquele vizinho, aquele amigo, e depois nas associações civis, ou seja, na sociedade, e por último no poder público. O idoso não deve, nunca, salvo em casos excepcionalíssimos, ser colocado em uma instituição. Ele deve manter os laços e a vida comunitária. Isso dá uma longevidade e dá realmente o envelhecimento sadio”, salientou.
O programa também traz reportagem sobre a instalação da Vara de Delitos de Organizações Criminosas, que funciona no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. A unidade tem jurisdição em todo o Estado e concentra os processos envolvendo organizações criminosas, previstos na lei federal 12.850, de 2013, como assaltos a carros fortes e explosões em agências bancárias.
Tem ainda matéria sobre o Concurso para Cartórios do Estado, que deve ter resultado final divulgado em março de 2019. Em uma das etapas, realizada no dia 11 de setembro, houve a conferência da etiqueta com o número de inscrição dos candidatos e a divulgação da nota provisória das provas discursivas, realizadas em agosto.
Você vai ver que a Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec) promoveu o curso “Mídia e Justiça: A Construção do Papel Político do Judiciário”. A formação foi destinada a magistrados e servidores e promoveu reflexão sobre a aproximação entre Judiciário e mídia e de que forma o Poder se comporta como ator político.
Outro destaque é o lançamento do projeto “Ensaios de Emergência”, que contou com palestra de Luiz Eduardo Soares, ex-secretário nacional de Segurança Pública. O objetivo da iniciativa, dos juízes Luciana Teixeira, Cézar Belmino e Luiz Bessa Neto e da promotora de Justiça Joseana França, é criar um espaço de debates sobre desigualdade social e violência.
O “Judiciário em Evidência” será exibido neste sábado (22/09), às 15h, na TVC, e às 18h30, na TV Assembleia; segunda-feira (24/09), às 14h30, na TV Fortaleza; e terça-feira (25/09), às 20h, na TV O Povo.
CANAIS
TVC – canal 5.1 digital aberto
TV Assembleia – canal 31.1 digital aberto
TV O Povo – 23 da Multiplay e 24 da NET
TV Fortaleza – canal 61.4 digital aberto. Nessa emissora, as reprises ocorrem na quarta-feira (7h), quinta-feira (15h10) e no sábado (12h).
O programa fica disponível nos sites www.tjce.jus.br e youtube.com.br/tjceimprensa.