Conteúdo da Notícia

Investigação do Ministério Público desarticula quadrilha

Ouvir: Investigação do Ministério Público desarticula quadrilha

06.11.2009 Polícia
Operações no Sertão Central, pelo MP e as autoridades policiais, vinham sendo realizadas desde o começo de 2007
Quatro condenações, que somadas resultam em 35 anos de prisão, 22 pessoas denunciadas, 13 prisões em flagrante e 22 mandados de prisão preventiva. Esse é o resultado de cerca de dois anos de investigação contra uma numerosa quadrilha de traficantes de drogas que atuava no Sertão Central cearense, tendo como base o Município de Quixeramobim (a 206 quilômetros da Capital).
A operação, capitaneada pelo Ministério Público, por meio dos promotores Hugo Frota Magalhães Porto e Enéas Romero de Vasconcelos, em conjunto com as polícias Civil e Militar daquela região, teve início em 2007 e se estendeu até este ano.
Conforme o MP, durante esse período 22 pessoas foram denunciadas por tráfico de drogas e várias operações foram realizadas para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Com relação aos processos gerados por essas ações policiais e do MP, dois já foram julgados, com quatro réus condenados.
De acordo com os promotores Hugo Porto e Enéas Romero, as ações repressão ao tráfico e ao crime organizado irão continuar, contudo, o MP trabalha com o objetivo de buscar o reaparelhamento dos órgãos de Segurança Pública na região. Um dos pontos da luta do MP é o aumento do efetivo policial no Município de Quixeramobim e nas cidades próximas.
Interior
A expansão do tráfico e consumo de drogas nas cidades do Interior cearense é um dos fatores da violência. Operações policiais, com o apoio do Ministério Público, vêm sendo desenvolvidas em diversas regiões. No Cariri (zona sul do Estado) a proximidade com Pernambuco é fator de preocupação, já que naquele Estado existe uma grande produção de maconha.
Outras áreas territoriais do Estado do Ceará, como a Norte e a jaguaribana, têm servido de porta de entrada para as drogas que chegam à Capital, procedentes das regiões Norte e Centro-Oeste do P aís.