Conteúdo da Notícia

I Mostra de Boas Práticas em Saúde Mental no Sistema Socioeducativo será na Escola da Magistratura

Ouvir: I Mostra de Boas Práticas em Saúde Mental no Sistema Socioeducativo será na Escola da Magistratura

Celebrado em maio, o mês da Luta Antimanicomial será marcado no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) com a realização da I Mostra de Boas práticas em Saúde Mental, prevenção e cuidado ao uso de drogas no contexto do socioeducativo. O evento, promovido pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução de Medidas Socioeducativas de Fortaleza (GMF), acontece no próximo dia 29 de maio, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec).

Realizado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) sobre Saúde Mental de Adolescentes e Jovens em cumprimento de Medida Socioeducativa, coordenado pelo GMF, o evento pretende disseminar ações desenvolvidas junto aos adolescentes nos Centros Socioeducativos de Fortaleza, que têm contribuído para promoção da saúde mental. Na ocasião, serão compartilhadas práticas e inspirações para fortalecer a atuação das equipes no campo da saúde mental no contexto do socioeducativo do Ceará.

As práticas que serão apresentadas têm sido executadas por instituições parcerias que compõem o GTI de Saúde Mental no Sistema Socioeducativo, como a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), os profissionais que atuam como articuladores da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação, internação provisória e semiliberdade (PNAISARI) e dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), além de outros parceiros da política de saúde mental e drogas.

De acordo com o coordenador do Núcleo Socioeducativo do GMF, juiz Epitácio Quezado Cruz, o Grupo tem atuado desde o início de 2024 para o aprimoramento do atendimento em saúde mental dos adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. “Inicialmente, o GTI Saúde Mental produziu um diagnóstico acerca do contexto do direito a saúde mental dos adolescentes nos centros socioeducativos, e a realidade da rede de atenção psicossocial. A partir desses dados, que apontaram os principais desafios a serem enfrentados, iniciamos a construção de fluxos para o atendimento e a articulação entre a saúde e a política socioeducativa. Estamos hoje finalizando os manuais que visam traduzir a proposta de alinhamento para essa atuação em rede”, ressalta.

O evento contará com uma programação que iniciará às 8h30, com uma mesa de abertura apresentada pelas instituições parceiras que coordenam a Mostra. A primeira mesa terá o tema “Prevenção que acolhe – construindo diálogo e caminhos possíveis”. Já a segunda mesa, abordará a “Saúde mental em rede – escuta, acolhimento e ação”.

Agenda2030