Conteúdo da Notícia

Grupo de apoio às comarcas do Interior recebe sugestões de juízes da 7ª Zona Judiciária

Grupo de apoio às comarcas do Interior recebe sugestões de juízes da 7ª Zona Judiciária

Ouvir: Grupo de apoio às comarcas do Interior recebe sugestões de juízes da 7ª Zona Judiciária

O grupo de trabalho que presta apoio às comarcas do Interior recebeu, neste sexta-feira (28/03), sugestões dos juízes que compõem a 7ª Zona Judiciária durante reunião realizada no Município de Sobral, distante 240 km de Fortaleza. O encontro teve início nessa quinta-feira (27/03) e foi conduzido pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, coordenador titular da equipe.

Entre as sugestões dos magistrados estão a criação de projeto piloto de Secretaria Única para as Varas Cíveis e Criminais; a implantação, nas Comarcas de Entrância Final, de Central de Conciliação e Ouvidoria; e implementação de convênios junto aos cartórios. O objetivo é autorizar os titulares das serventias extrajudiciais a fazerem conciliação e mediação.

Outra sugestão foi a celebração de convênio entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado e as guardas municipais, para disponibilização de guardas e policiais militares objetivando dar segurança aos magistrados.

A cada mês haverá reunião em unidade de uma macrorregião com os magistrados daquela área. Até o final do ano, serão visitadas as unidades das nove zonas judiciárias.

O objetivo da força-tarefa é também promover encontros voltados à prática jurisdicional e troca de experiências entre os juízes. A criação de um banco de boas práticas e realização de audiência pública também fazem parte das ações estabelecidas pela equipe.

O grupo é formado também pelo desembargador Paulo Airton Albuquerque Filho (coordenador suplente) e pelos servidores Moisés Antônio Fernandes Monte Costa, da Secretaria de Administração do TJCE; Francisco Tiago Dias Pinto, da Secretaria de Tecnologia da Informação; e Lourival Cordeiro Lima, major PM, da Assistência Militar do Tribunal.

O grupo de trabalho foi instituído pelo presidente do TJCE, desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido, por meio da Portaria nº 472/2014, publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 11 de março.